200 famílias de agricultores recebem kits fertilizantes em Mosqueiro
Publicado Diário FMem 27/02/2025
Muitas pessoas trabalham tem a natureza como principal fonte de renda e alimentação, por isso o solo tem que estar sempre bem cuidado.
Cerca de 200 famílias de agricultores da ilha de Mosqueiro, em Belém, receberam, na manhã desta quarta-feira (26), kits com três tipos de fertilizantes. A ação fez parte do programa Territórios Sustentáveis, que promove o desenvolvimento sustentável no campo e o apoio técnico aos produtores rurais.
O Territórios Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) nas ilhas de Cotijuba, Outeiro e Mosqueiro.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Árvores são transplantadas para áreas de obras em Belém
- Agropará: adubação correta melhora o cultivo
O convênio entre Sedap e Sedcon tem como objetivo a aquisição de insumos e serviços para fomento às ações de assistência técnica aos agricultores vinculados ao programa. Com a aquisição desses fertilizantes, os agricultores contemplados poderão implantar seus Sistemas Agroflorestais (SAFs), conforme preconizado pelo programa.
Esses agricultores já receberam acompanhamento técnico, preparo de área, calcário, sementes e mudas para plantio. A entrega dos fertilizantes representa a conclusão dessa etapa, consolidando as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável de suas atividades agrícolas.
“Quando o plantio é feito com produtos adequados, a colheita é muito melhor e assim, ajudamos a fomentar a agricultura familiar, especialmente nas ilhas de Belém. Já estivemos na ilha de Cotijuba, semana passada, na qual entregamos 71 kits de fertilizantes a agricultores locais”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.
O prefeito, Igor Normando, e o vice-prefeito, Cássio Andrade, marcaram presença na entrega e destacaram a importância do fomento à agricultura familiar. “Cada agricultor daqui recebeu um kit no valor de cerca de R$ 500. Essa parceria do Governo do Estado e Prefeitura é fundamental para desenvolver a economia local”, destacou o vice-prefeito, Cássio Andrade.
“Tenho certeza que com essa parceria, entre Prefeitura, Governo e comunidade, a gente vai muito mais longe. Lanço aqui um desafio: o de superar obstáculos e fazer com que 30% do que é produzido na área rural de Belém vá para a merenda escolar, garantindo, assim, uma alimentação saudável para nossas crianças e a sustentabilidade da economia produtiva”, ressaltou o prefeito Igor Normando.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Qualidade no plantio
Com os kits de três tipos de fertilizantes, os agricultores contemplados poderão incrementar o processo de plantio com adubo de qualidade. “Essa ação é fundamental para desenvolver nosso trabalho. Agora, sim, vamos ter mais qualidade na nossa produção de cupuaçu, açaí, banana e legumes”, disse o agricultor José Augusto Barroso, 54 anos.
“Quem aprende a plantar com os próprios pais, não tem acesso a conhecimentos técnicos e estrutura para um bom plantio. Através do Territórios Sustentáveis, temos a devida orientação e apoio com insumos para uma produção de qualidade”, revelou a agricultora Gerlany Oliveira, 44 anos.
Os agricultores contemplados com os kits de fertilizantes , em Mosqueiro, foram de cinco cooperativas e assentamentos: Paulo Fonteles, Martires de Abreu, Chico Mendes, Copan e Elisabeth Teixeira.