Projeto leva experiência musical às crianças do Combu
Publicado em 16/12/2022
Levar novas perspectivas para as crianças em vulnerabilidade social que moram na Ilha do Combu. Esse é o objetivo do projeto “Canto Combu”, que leva para as crianças da localidade oficinas de canto e teclado, com o intuito de desenvolver habilidades musicais e abrir novas perspectivas de vida.
O projeto é idealizado pela fotógrafa Grazi Caliman em parceria com o Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) e conta com o apoio de músicos, professores, instituições privadas e donos dos espaços disponibilizados para as aulas, possibilitando levar conhecimento musical para as crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade.
De acordo com Sandro Santarém, produtor cultural do ICAA, a iniciativa abre novas perspectivas de vida para as crianças que residem ali, pois são limitadas a localidade ribeirinha, dificultando o acesso a novas experiências.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
“Antes de começar as aulas, os músicos perguntam para os alunos o que eles gostariam de ser quando crescer. A resposta era sempre a mesma: ‘barqueiro’. Após as aulas, feito a mesma pergunta, respondem: ‘músicos’. Depois do contato com o projeto e com os professores, eles passam a enxergar a música como profissão”, pontua.
O produtor diz ainda que a rotatividade de crianças nas aulas é muito grande. Por isso, acredita já ter levado as aulas para mais de 100 alunos.
“Temos muito orgulho em desenvolver nessas crianças habilidades musicais, que é uma ferramenta de transformação de vida, abre novos horizontes e facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio”, finaliza.