Belém das marcantes: ritmo bomba no Youtube dos paraenses

Publicado em 13/01/2023

Belém do Pará, em seus 407 anos oficiais de história, possui uma faceta curiosa. Seja no Turismo, na Publicidade, Artes ou até mesmo em outros tipos de discursos, referir-se a presente e “futuro” na capital paraense é, de certo modo, fazer referência ao passado.

A afirmação aparentemente incoerente em um primeiro momento é melhor compreendida caso “voltemos” ao período de maior “progresso” ou “desenvolvimento” (idealizado) da cidade de Belém: o auge da chamada Belle Époque, vivida no final do século XIX e início do século XX.

Racismo e futebol: paraenses analisam repercussão de casos

Mortal Kombat, 30 anos: paraense analisa alcance do game

Muito desta compreensão, deste imaginário, talvez, é propiciado pela presença de prédios de tal época que ainda existem na cidade, como o Teatro da Paz, Palacete Pinho, a loja Paris n’América, bem como o conhecimento superficial acerca do desenvolvimento e urbanização do bairro da Cidade Velha, estabelecimento do mercado do Ver-o-Peso, entre tantos outros possibilitados pela “fartura” que a extração do látex possibilitava aos grandes seringalistas importar certo “padrão europeu” de vida para apenas alguns privilegiados na capital paraense.

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

Pois bem, o saudosismo e a nostalgia também são visíveis e audíveis em várias músicas, em especial bregas que, não por acaso, na capital paraense ganham a denominação de “marcantes”. Isto foi comprovado em uma pesquisa feita pelo comunicólogo e analista de mídias sociais José Calasanz Jr.

“O estudo foi realizado a partir do Google Trends, onde coletei dados dos últimos 5 anos. Com eles, pude descobrir que o volume de buscas pelo termo “melodys marcantes” começou a subir a partir de 2020. A nossa hipótese desse resultado se dá pelo período de isolamento da pandemia, mas a afirmação ainda carece de mais estudos”, antecipa Calasanz.

Veja a pesquisa completa: 

Ainda de acordo com o pesquisador, “descobri que as cidades do Norte são as únicas, indicadas pelo Google Trends, que buscam pelo termo analisado, o que mostra a nossa proximidade com o Melody Marcante, mas ao mesmo tempo vemos que carece de ações para popularizá-lo em demais localidades. Ritmos regionais como axé e piseiro ganharam destaque nacional da TV e streaming, esse pode ser um caminho para o melody”, finaliza.

A PLAYLIST DO CALASANZ

Além de fazer a pesquisa, como bom paraense, José Calasanz montou uma breve playlist com 5 preferidas das suas marcantes. Confira:

TRAJETÓRIA

José Calasanz Jr. é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama) e possui ampla experiência no mercado de mídias sociais, comprovada também com a certificação em Google Analytics 4, formações em Monitoramento, Métrica e Análise de Dados em instituições como a Três Pontos Labs e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Atualmente, seu perfil pessoal foi deixado de lado para dar destaque ao seu principal produto, que é a Pense Play. A Pense Play tem como objetivo democratizar os conhecimentos sobre Dados, Análise de Métricas em Mídias Sociais, pois o publicitário compreende que os profissionais necessitam cada vez mais dessas informações e isto por vezes é escasso no Pará e na Amazônia. Também por isso foi criada a comunidade Métrica Power, na qual são realizadas lives, oficinas, cursos e treinamentos. A agenda completa pode ser acessada clicando aqui.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00