VSR: Pará registra 29 casos de vírus em surto no Amapá

Publicado em 23/05/2023

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que, de janeiro até o dia 17 de maio deste ano, o Pará registrou 29 casos positivos para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Os dados foram obtidos por meio do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial do Lacen-PA. O VSR é um dos responsáveis pelo surto de síndromes respiratórias no estado, juntamente com a Influenza A e a Covid-19. Embora a doença causada pelo VSR seja amplamente conhecida como uma das principais causas de infecções respiratórias em crianças, o vírus também pode afetar pessoas de todas as idades.

Dos 29 casos registrados no estado, 4 foram identificados em bebês com menos de 1 mês, 6 em crianças com idade entre 1 mês e menos de 1 ano, e 15 casos em crianças de 1 a 8 anos. Além dos casos de VSR, o Pará também registrou 100 casos positivos para o vírus Influenza A e 829 casos positivos para o coronavírus. Todas as amostras foram analisadas utilizando a técnica de biologia molecular RT-qPCR. A Sespa afirmou que está monitorando o perfil epidemiológico das Síndromes Respiratórias Agudas Graves para observar os períodos de maior incidência e planejar ações de combate.

Embora essa doença geralmente se manifeste com sintomas leves, ela também pode causar quadros mais graves, especialmente em crianças com menos de 2 anos de idade. Por isso, a amamentação durante essa fase da vida é fundamental para reforçar o sistema imunológico. Os sintomas mais comuns do VSR incluem febre baixa, dor de garganta, dor de cabeça e secreção nasal. Outros sinais de alerta incluem febre alta, tosse persistente, dificuldade para respirar, chiado no peito, lábios e unhas arroxeadas. Caso esses sintomas apareçam, recomenda-se procurar uma Unidade Básica de Saúde para receber atendimento médico adequado.

LEIA TAMBÉM:

Pai é condenado a 24 anos de prisão por estuprar as filhas

Tarifa Social: Belém e Ananindeua têm mutirão de cadastro

Casos de dor na lombar podem subir mais de um terço até 2050

Amapá recebe apoio do Pará no enfrentamento do surto de síndromes respiratórias

No último sábado (20), o Governo do Amapá recebeu os resultados dos exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que identificaram a presença do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), da Influenza A e do novo coronavírus no estado. Essas doenças estão afetando principalmente bebês e crianças. O governador Clécio Luís ressaltou a importância da imunização no combate a esse surto de síndromes respiratórias. Ao todo, 188 amostras coletadas de casos suspeitos de síndromes respiratórias foram enviadas ao IEC, em Belém, e 96 delas (51,06%) apresentaram resultado positivo para o VSR.

Devido ao aumento de mais de 108% nas internações de crianças com síndromes gripais entre janeiro e maio deste ano, o Governo do Amapá decretou situação de emergência. A maioria dos pacientes internados possui idades entre sete meses e quatro anos. O aumento nas internações por síndromes gripais, especialmente entre o público infantil, tem levado à superlotação do Hospital da Criança e do Adolescente e do Pronto Atendimento Infantil, em Macapá, causando uma crise no estado vizinho.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

The Best Music

20:00 21:00

AO VIVO

The Best Music

20:00 21:00