Em tratamento contra câncer, Jorge Aragão tem alta
Publicado em 24/07/2023
No último domingo (23), o cantor Jorge Aragão teve alta hospitalar e já se encontra em casa, conforme informado pela sua assessoria de imprensa. O sambista estava internado desde o dia 17 deste mês para tratar o linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que afeta os linfócitos, células responsáveis pela proteção do corpo contra infecções. Em seu lar, ele se sente bem e recebe todo o apoio e carinho de sua família.
A alta de Aragão aconteceu no início da tarde e sua equipe médica relata que ele tem respondido bem ao tratamento. O cantor foi diagnosticado com esse tipo de câncer, que afeta os linfócitos, no último dia 15.
O sistema linfático, composto por linfonodos (ou gânglios), vasos e tecidos, faz parte do sistema imunológico e é responsável pela produção das células de defesa do organismo. Quando um câncer tem origem nesse sistema, ele pode ser classificado como linfoma de Hodgkin ou linfoma não Hodgkin.
LEIA TAMBÉM:
+ Linfoma não-Hodgkin: entenda o câncer de Jorge Aragão
+ Cantor Jorge Aragão é diagnosticado com câncer
+ Jorge Aragão dá início ao tratamento contra câncer raro
A principal diferença entre os dois tipos está na forma como o câncer se espalha: os linfomas de Hodgkin disseminam-se de forma ordenada, a partir de um grupo de linfonodos para o outro, através dos vasos linfáticos. Já os linfomas não Hodgkin espalham-se de maneira não ordenada.
Os tecidos do sistema linfático estão espalhados pelo corpo, o que possibilita que o câncer tenha origem em diferentes locais. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem mais de 20 tipos diferentes de linfomas não Hodgkin.
Sinais e sintomas:
Os principais sintomas dos linfomas não Hodgkin incluem aumento dos gânglios do pescoço, axilas ou virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele, cansaço e perda de peso superior a 10% sem motivo aparente.