Apagão nacional deixa pelo menos 18 estados sem energia
Publicado em 15/08/2023
Na manhã desta terça-feira (15) pelo menos 18 estados brasileiros sofreram um apagão no abastecimento de energia elétrica.
De acordo com os relatos, Pará, Piauí, Bahia, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, foram afetados com a falta de energia.
Em nota, a Equatorial informou que a queda no abastecimento ocorreu por volta das 8h30 em todo o país. A empresa explicou, que de acordo com as informações iniciais, “houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema”.
O Ministério de Minas e Energias (MME) também divulgou um comunicado sobre o apagão nacional. De acordo com o órgão, houve uma “ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”.
Além disso, estados do Sudeste também foram afetados. Ainda segundo o ministério, a interrupção ocorreu devido a abertura da interligação Norte / Sudeste. As causas estão sendo apuradas.
De acordo com a pasta até às 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos e que uma sala para a acompanhar a situação foi determinada pelo ministro Alexandre Silveira.
Aqui em Belém, a falta de energia pode ser sentida no trânsito, que está calmo por conta do feriado estadual de Adesão do Pará, mas, semáforos de alguns pontos da cidade, como os da Avenida Almirante Barroso, não estão funcionando.
A equatorial também afirmou que nos estado em que a empresa tem a concessão (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), os serviços para a normalização do abastecimento de energia já foram iniciados.
Veja a nota da Equatorial na Integra
O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.
Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.
Está matéria está em atualização