Pará: iniciativa promove curso de Construção Civil a jovens
Publicado em 02/09/2023
O curso de Construção Civil voltado para atender jovens e adolescentes da socioeducação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), é resultado de uma iniciativa entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Pará (Sinduscom), com o apoio do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, coordenada pelo promotor Antônio Lopes Maurício.
E para dar início ao curso, foi realizada uma solenidade, na tarde da última terça-feira (29). Depois de uma série de negociações, finalmente esse projeto se tornou uma realidade e ganhou vida. O MPPA foi responsável nesse processo, pois o órgão atuou como intermediador, buscando criar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os jovens em situação de vulnerabilidade. O Sinduscom e o Senai demonstraram compromisso social ao oferecer o curso de Construção Civil para esse público.
Helder defende investimento de capital privado na Amazônia
A solenidade marcou o início da abertura do curso que se estenderá até o início do mês de dezembro, período em que os participante terão a oportunidade de adquirir conhecimento a respeito da Construção Civil, um setor fundamental para o desenvolvimento da região Norte. Ao todo, 40 jovens serão beneficiados pelo curso, sendo 12 provenientes da Funpapa e os outros 28 da Fasepa.
O curso será ministrado pelo Senai, que além de oferecer uma formação técnica, também irá capacitar os participantes. É importante ressaltar, que a Construção Civil proporciona uma ampla gama de oportunidades de emprego, crescimento e é uma das principais indústrias da região.