Pescadores do Oeste do Pará receberão auxílio emergencial
Publicado em 21/10/2023
Os pescadores paraenses afetados pela seca na região Norte do país já foram incluídos na medida provisória do governo federal que estabelece auxílio emergencial aos municípios atingidos recentemente pelos graves efeitos do fenômeno das mudanças climáticas.
Em contato por telefone com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com o chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro Jader Filho conseguiu incluir os moradores do Baixo Amazonas no texto da mesma medida provisória editada para socorrer a população da região Sul do país, que sofre com os efeitos causados por chuvas e alagamentos. A medida prevê socorro à população do Amazonas e agora, graças à intervenção de Jader Filho e do deputado federal Henderson Pinto (MDB-PA), vai atender também às vítimas da região Oeste paraense.
Conteúdos relacionados:
Jader Filho propõe ações contra estiagem no oeste do Pará Estado leva ação humanitária a cidades atingidas pela seca
“Entrei em contato com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa para reforçar o pedido do deputado Henderson. Ambos concordaram e atenderam a nossa demanda. Com isso, o Estado do Pará está garantido na MP do Auxílio Emergencial”, anunciou o ministro das Cidades, Jader Filho, logo após a reunião com o deputado e com o prefeito de Santarém e presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), Nélio Aguiar.
Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp.
“Já estamos mobilizando outros setores do Governo Federal para atender as famílias dos cerca de 15 municípios do Oeste do Pará que estão sofrendo com esta forte estiagem”, informou Jader. Segundo ele, foram também acionados os ministérios da Pesca e o de Integração e Desenvolvimento Regional para buscar soluções emergenciais de apoio aos paraenses atingidos pela seca.
CALAMIDADE
Jader Filho informou que o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vai declarar de imediato o estado de calamidade para viabilizar que o auxílio à população chegue a Santarém e região.
O ministro disse que, a partir da decretação, o Governo Federal pode iniciar o envio de alimentos, água e demais ações de apoio às famílias afetadas. “Estamos trabalhando unidos para mitigar os danos sofridos pela população do Baixo Amazonas”, disse o ministro ao ressaltar que o governador do Pará, Helder Barbalho, também está à frente de ações que visem socorrer os municípios atingidos pela seca extrema.
O deputado federal Henderson Pinto tem se mobilizado junto a instituições para garantir a imediata prestação de assistência aos mais atingidos, priorizando, principalmente, a distribuição de água potável e cestas básicas para as famílias mais afetadas. “Nossa iniciativa reflete o esforço conjunto para lidar com os desafios e contribuir para a construção de propostas efetivas e imediatas, cujo objetivo principal é minimizar os impactos e promover o bem-estar da população da região Oeste do Pará”, enfatizou o parlamentar.
“Santarém e outros municípios da região vivem situação de calamidade pública devido à seca extrema que se agrava”, alertou o prefeito santareno, Nélio Aguiar.
“Estamos fazendo o que é possível para promover ações efetivas para minimizar os efeitos da crise climática na nossa região. E para que a ajuda chegue mais rápido, faço um pedido aos prefeitos da região, para que organizem suas solicitações e demandas e encaminhem para os ministérios responsáveis, a fim de ampliar essa frente de trabalho”, finalizou o deputado Henderson Pinto.