Virada Cultural agita UsiPaz Jurunas no final de semana
Publicado em 25/11/2023
A cidade de Belém se tornou o epicentro da celebração da sustentabilidade com a realização da Virada Cultural, um dos principais festivais sustentáveis do Brasil. O evento, sediado hoje (25), na UsiPaz Jurunas/Condor, em Belém, reúne uma programação diversificada que envolve arte, cultura e conscientização ambiental.
O Ministério da Cultura, em colaboração com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), está promovendo o evento que destaca a importância da sustentabilidade em todas as suas formas. A Virada Cultural visa não apenas entreter, mas também educar e sensibilizar a população sobre questões cruciais relacionadas ao meio ambiente.
O Secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, ressaltou a celebração da Virada Cultural na Usina da Paz, localizada entre bairros periféricos como Jurunas e Condor. “A comunidade de Belém e visitantes têm a chance de se envolver em atividades que não apenas estimulam a mente, mas também promovem a reflexão sobre o papel de cada indivíduo na construção de um futuro mais sustentável. O evento reforça o compromisso do Governo do Estado em abraçar práticas sustentáveis e promover a conscientização ambiental em todas as esferas da sociedade”, explicou o titular da Seac.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
UsiPaz Jurunas/Condor recebeu oficina de pipasBelém ganha sua Virada Cultural em dezembro
A programação do evento é variada e inclusiva, atendendo a todas as idades e gostos. Uma das atrações é a Contação de Histórias, apresentando obras como “O pastor de Nuvens” e “Kamishibal de Lendas: a cobra grande”. Essas narrativas não apenas encantam o público, mas também transmitem mensagens profundas sobre a conexão entre o homem e a natureza.
O teatro também teve seu lugar de destaque na Virada Cultural, com peças como “O Jardim de Alice” e “Quem vai Pegar o Pato?”, que abordam de maneira lúdica e envolvente questões ambientais e a importância de preservar a biodiversidade. Essas apresentações teatrais são uma oportunidade única para unir arte e conscientização.
João Bruno Rangel, produtor da Virada Sustentável, responsável execução na Usina da Paz Jurunas/Condor, explicou a importância de trazer a contação de histórias e o teatro para dentro da comunidade. “As ações que estão ocorrendo na UsiPaz visa atender quem já frequenta aqui o complexo, por isso, voltamos as atividades para o público infantil. Além de ser uma atração legal, e atrai todos os públicos, acaba promovendo a conscientização, principalmente no descarte de materiais”, explicou o produtor.
Que mais informações sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A performance “Pernas para que te quero?” adicionou um toque de contemporaneidade à Virada Cultural, explorando de maneira artística as questões relacionadas à mobilidade sustentável e a importância de repensar nossos hábitos diários para preservar o planeta.
Nina Brito, do projeto Camapu, foi uma das convidadas para atuar no teatro da Virada Cultural. “Para mim, é uma honra o convite. Essa é uma forma de centralizar a arte e a cultura. Mesmo quem não conhece ou não tem acesso, está podendo experimentar e se interessar. Além disso, a comunidade acaba se beneficiando bastante”, afirmou Nina.
Serviço – A Virada Sustentável na Usina da Paz Jurunas/Condor, segue até amanhã (26), a partir das 11h. A Usina da Paz Jurunas/Condor fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Av. Bernardo Sayão e Trav. Honório José dos Santos. S/N. Em frente a UPA do Jurunas. Confira a programação:
Contação de História – ContRação de História
Horário: 11h
Contação de História – O Olhar que TransVê
Horário: 12h
Performance – Varieté
Horário: 15h
Teatro – Brincádique
Horário: 16h