Prefeitura de Belém entrega cerificados de qualificação
Publicado em 14/12/2023
Ingressar no mercado de trabalho requer algumas exigências, que muitas vezes depende de uma formação e um curso profissionalizante. Por isso, é importante apostar em estudo, dedicação e cursos que podem agregar mais conhecimento e experiência em seu currículo.
Foi o que aconteceu com alunos e alunas concluintes de cursos do programa de qualificação profissional Donas de Si. Agora, os alunos e alunas residentes nos bairros da área de abrangência do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Barreiro (Sacramenta, Barreiro, Maracangalha, Val-de-Cans, Miramar e parte do Telégrafo e Marambaia), que tiveram aulas pelos Serviços Nacionals de Aprendizagem Rural (Senar) e Comercial (Senac), poderão buscar os certificados nesta sexta-feira (150, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rodovia Arthur Bernardes, 459), bairro do Telégrafo, das 8 às 11h da manhã.
Já para os residentes de outros bairros, os certificados estão disponíveis na sede do Banco do Povo (Av, Nazaré, 669, esquina com a Tv Quintino Bocaiúva, bairro de Nazaré), de segunda à sexta-feira, das 9 às 15h.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
MCMV: mutirão para inscrição de LGBTI+ supera expectativas
Concurso PM PA Soldado: 90 mil candidatos podem consultar locais de prova; confira
Internacional – Os certificados têm validade em todo o território nacional e também nos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e em Portugal, na Europa. Os certificados foram emitidos pelo Senar e pelo Senac e serão importantes para o aluno comprovar o aprendizado recebido, ajudando-o a acessar o mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo.
Uma mobilização para a entrega dos certificados está sendo organizada pela Prefeitura com a perspectiva de atender 190 pessoas na praça de alimentação do santuário. Entre o público contemplado nessa ação, estão os alunos e alunas que participaram dos cursos de Panificação, Produtos de Higiene e Limpeza e Bolos e Doces, com aulas realizadas com instrutoras do Senar nos espaços cedidos pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Sacramenta, e da Igreja São Benedito, no Barreiro, entre os últimos dias de novembro e início de dezembro de 2022.
Também estão incluídos, os alunos e alunas que fizeram os cursos de Produtos de Higiene e Limpeza, Bolos e Doces e Planejamento de Cardápio com o Aproveitamento Seguro de Alimentos, com aulas do Senar, entre o final de abril e início de maio de 2023, na sede do CRAS Barreiro.
Quer mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
No encerramento desses cursos realizados dentro dos bairros, os concluintes receberam o certificado simbólico do programa Donas de Si, emitido pelo Banco do Povo e Prefeitura de Belém, mas, agora, eles receberão os certificados do Senar.
Além desses grupos, também serão entregues os certificados a alunos que participaram de inscrições abertas ao público para aprender em diferentes cursos oferecidos por meio do Senac, mas que residem nos bairros de abrangência do CRAS Barreiro.
Outros bairros – Já os alunos residentes em outros bairros de Belém, que realizaram cursos nos laboratórios do Senac em qualquer tempo, incluindo os que se inscreveram no programa Donas de Si em agosto deste ano, poderão apanhar os certificados na sede do Banco do Povo. O prazo de entrega é mais largo. A meta é entregar mais de 350 certificados.
Donas de Si
Desde que foi lançado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, em 2 de junho de 2021, o Donas de Si já qualificou 2.375 pessoas, sendo 2.064 mulheres (86% do total). O objetivo inicial foi estimular a autonomia financeira das mães solo, mulheres provedoras do lar fragilizadas no pós-pandemia, com destaque às beneficiárias de programas de renda cidadã como Bora Belém, da Prefeitura de Belém, e Bolsa Família, do governo federal.
Com o avançar do programa, os públicos vulneráveis foram expandidos para LGBTI+, indígenas warao, pessoas em situação de rua e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, entre outros. Também houve a abertura de turmas para o público em geral por meio de inscrições. Com isso, homens passaram a ser atendidos.
O programa oferece diversos cursos nas áreas de informática, gastronomia, moda, estética e gestão, por meio de contratos firmados junto ao Senar e ao Senac. Em 2022, a Prefeitura investiu R$ 800 mil no programa, este ano, o contrato com o Senac já foi renovado, na ordem de R$ 735 mil, enquanto o do Senar está em fase de renovação.
Novas ofertas em 2024
“No Donas de Si, a Prefeitura prioriza a qualidade dos cursos e das certificações. Contratamos os melhores cursos com os melhores instrutores. A valorização dos certificados do Sistema S é incomparável. Estamos preparando muitas pessoas para o mercado de trabalho e para a autonomia financeira. Em 2024 teremos novidades: passaremos a ofertar também os cursos do Serviço Nacional da Indústria (Senai), inclusive, voltados à demandas que deverão surgir na preparação de Belém para a COP- 30 (a convenção das Nações Unidas sobre mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém, em 2025)”, detalha a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.