Com 1.761 casos, Pará entra no Dia D contra a dengue
Publicado em 02/03/2024
Neste sábado, 2, acontece em todo o país o Dia D – Brasil unido contra a dengue. A mobilização nacional conta com a união do governo federal, estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema “10 minutos contra a dengue”. O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população paraense.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforça a mobilização em todo o país. “Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou.
Atualmente, 17 unidades da Federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março, em boa parte do país. Além disso, é importante ressaltar que outros vírus podem estar circulando, como o oropouche, na região Norte. Daí a importância dos esforços feitos para fortalecer a vigilância sentinela e virológica.
Conteúdos relacionados:
Tipulidaes: “carapanãs” gigantes ajudam a controlar o AedesCampanha de vacinação inicia em março em outras regiõesPará inicia prevenção contra Febre de Oropouche
CASOS NO PARÁ
No Pará, o Ministério da Saúde confirmou 1.761 casos até esta sexta-feira, 1, com um óbito. Há ainda 4.047casos prováveis e dois óbitos em investigação.
O aumento no número de casos neste período do ano não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril. Os motivos para esta situação diferente do esperado têm raízes múltiplas, mas as alterações climáticas, em especial na época de chuvas, e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue, são alguns dos principais fatores. A imunidade para dengue é sorotipo-específica, então a circulação de diferentes sorotipos aumenta o risco de disseminação da doença porque alcança parte da população sem defesas (imunidade).
PARA ENTENDER
fique atento
l Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.
Em Belém, Dia D será na Cremação e no Guamá
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove neste sábado, o Dia Nacional de Combate à Dengue.
O Dia Nacional de Combate à Dengue será realizado no Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), com o primeiro ponto de encontro dos agentes de combates às endemias em frente à agência da Caixa Econômica Federal (Av. José Bonifácio com Rua Paes de Souza). A partir deste local serão visitados 2.170 imóveis num total de 11 quarteirões.
O segundo ponto de encontro será no bairro da Cremação, em frente ao supermercado Líder (Av. Alcindo Cacela com Av. Fernando Guilhon), com percurso de 17 quarteirões e visita a 1. 836 imóveis.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
De acordo com o último boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde, que corresponde à semana epidemiológica 9, foram confirmados 201 casos de dengue em Belém neste ano. Até o momento, 507 casos foram notificados, dos quais 143 foram descartados e 163 seguem em análise. Os bairros com mais registros são Guamá (34), Cremação (18) e Coqueiro (14). Belém segue sem registro de mortes causadas pela doença.
A fiscalização nas residências é feita com o consentimento dos moradores, pois as equipes não podem entrar nas propriedades sem autorização.