Escolas de samba de Belém desfilam na última noite de folia
Publicado em 02/03/2024
Mesmo sendo março, o carnaval de Belém ainda está ocorrendo. Na aldeia cabana, as escolas de samba da cidade se preparam para a despedida da folia em 2024 levando enredos diferentes e muita alegria para a avenida.
Representatividade e religiosidade marcam a abertura do último dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Belém, realizado pela Prefeitura Municipal. Denunciando o racismo estrutural e em defesa das causas LGBTQIAPN+, os blocos contemporâneos carnavalescos trouxeram emoção para a Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Desfile das escolas de samba começa nesta sextaEscolas de samba de Belém estão preparadas para brilhar
A programação de abertura deste sábado, 2, trouxe a banda Afro Axé Dudu, Bloco Afoxé Ita Limi Sinavuru e o Bloco Fofó de Belém, juntamente com Eloy Iglesias, para celebrar o início desta última noite de desfiles na Pedreira, o “bairro do samba e do amor”.
Abrindo a programação, a Banda Afro Axé Dudu passou pela avenida trazendo muita alegria e homenageando grandes cantores do Axé. Logo em seguida, o grupo de afoxé Ita Lemi Sinavuru, um movimento de afirmação por meio da música, do teatro e dos valores civilizatórios da África, abriu a noite com muita representatividade cantando sobre a luta contra o racismo ambiental.
“Estar aqui é uma experiência única, principalmente pela nossa representatividade. Estamos aqui representando a Umbanda, o Candomblé e todas outras religiões de matrizes africanas. Aqui estamos expressando um pouco da nossa fé”, declarou o carnavalesco Wesley Reis, que desfilou junto com o grupo.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Encerrando a abertura da noite, e representando a comunidade LGBTQIAPN+, a performatividade de Eloy Inglesias tomou conta da Aldeia. Em agradecimento a Fumbel, ele declarou que se sentiu especial pelo convite realizado. “As atrações desta noite só fortalecem a nossa cultura popular e eu espero que se torne uma tradição. Pois, neste momento, a cultura LGBT toma força e começa a ocupar lugares de poder, dos quais não sairemos. Lugares que estão recebendo o apoio da Prefeitura de Belém”, ressaltou o artista.
Confira as escolas do grupo especial que desfilam na noite deste sábado, 2:
Piratas da Batucada
Enredo: Por Mares Nunca Dantes Navegados;
Império de Samba Quem São Eles
Enredo: Preamar da Cultura do Pará;
Bole-Bole
Enredo: Juriê – A Fantástica Energia da Amazônia Paraoara;
Acadêmicos da Pedreira
Enredo: Na Sombra da Samaumeira, O Velho Mundo em Minha Aldeia;
Rancho Não Posso me Amofiná
Enredo: Isso Que é Amor. Onde o Rancho For, Eu vou!;
Xodó da Nega
Enredo: Nossa Majestade, O Carnaval.