“Territórios pela Paz” reduz criminalidade na Grande Belém
Publicado em 10/03/2024
No ano de 2019, o Governo do Pará criou a política pública “Territórios pela Paz” com o objetivo de levar obras e serviços, e com isso, reduzir a vulnerabilidade social e a violência em bairros que registravam alto índice de criminalidade na Grande Belém e desde então, o TerPaz segue contribuindo para levar mais segurança a estes locais.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), os bairros contemplados pelo TerPaz na Região Metropolitana (RMB) apresentaram redução de mais de 90% nos crimes violentos letais e intencionais (CVLI), que abrangem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, e de até 67% no crime de roubo. Os números correspondem ao comparativo de doze meses entre os anos de 2019, quando o programa iniciou, e o de 2023.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Usinas da Paz no Pará são consideradas exemplo nacionalTerritórios pela Paz zeram crimes com mortes em Belém
Conforme o estudo apresentado pela Siac, que considera o período comparativo entre os anos de 2019 e 2023, o bairro da Cabanagem, que foi o segundo a receber as instalações da política pública, a redução de Crimes Violentos alcançou 90,32% e 53% no índice de roubos. Em seguida vem o bairro do Jurunas/Condor que alcançou 67% de queda em CVLI e 57% nos números de roubos.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Outros bairros da Região Metropolitana também alcançaram resultados exitosos como por exemplo o bairro Nova União, em Marituba que, no mesmo período considerado, alcançou 55% de redução em Crimes Violentos e 67% em roubos; já na Terra-Firme, foram identificados 47% em CVLI e 50% em roubos. Quanto ao bairro do Guamá, este contabilizou 41% de diminuição em CVLI e 55% no crime de roubo.
SOCIAL
Os dados apurados pela Siac apontam, ainda, que no comparativo de 2023 com o ano de 2018, antes da chegada do programa, o declínio da criminalidade nestes bairros supera mais da metade. O maior índice de redução ficou com o bairro da Cabanagem, localizado na capital paraense, Belém, com 91,1% no índice de Crimes Violentos, na sequência o Nova União (89%); Bengui (88%); Icuí-Guajará (82,3%); Jurunas/Condor (81,3%); Terra Firme (74%) e; Guamá (61%).
Para o secretário titular da Segup, Ualame Machado, a transversalidade de ações bem-sucedidas entre as secretarias, órgãos e entidades ligadas ao Governo do Estado que atuam nos territórios, aliadas às estratégias da Segurança Pública confirmam os dados.
“A política dos Territórios pela Paz, promovida com êxito pelo Governo do Estado, como temos acompanhado, tem surtido muito efeito, tem beneficiado muitas pessoas e alcançado números expressivos de redução da criminalidade. Isso demonstra para a sociedade e estudiosos da segurança pública que apenas a repressão não é a solução final para o combate à violência, mas que a garantia da cidadania, do acesso aos direitos e da promoção da paz social através de capacitação, de acesso a documentos úteis também garante a transformação social. E isso só se confirma com os resultados que temos obtido nos bairros da região metropolitana que possuem a política do Território pela Paz”, afirmou Ualame.
Em relação ao crime de roubo, os bairros da Grande Belém atendidos pelo TerPaz também atestaram reduções, como: Nova União em Marituba, com 81,15%; Bengui e Jurunas/Condor, ambos com 71%; e Guamá com 66,34%. Na sequência, em quinto lugar, ficou a Terra-Firme com 66,15%; a Cabanagem com 63%; e por fim, Icuí-Guajará com 50%. Os dados consideram o comparativo do período de janeiro a dezembro de 2018 e 2023.