Dados de três mil chaves Pix do Banpará vazam
Publicado em 18/04/2024
Três mil chaves Pix do Banco do Estado do Pará (Banpará) foram vazadas entre os dias 20 de março e 14 de abril, segundo o Banco Central (BC).
De acordo com o BC, os dados vazados foram dados cadastrais, como nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.
O vazamento também não deve afetar movimentações nas contas, e dados protegidos por sigilo bancário como senhas, saldos e extratos também não foram vazados.
Conteúdo relacionado
5 empréstimos para quem está desempregado ou com restriçãoVeja os números da Mega-Sena que pagaria R$ 70 milhõesPolícia apreende 5 kg de skunk em onibus no sudoeste do Pará
No entanto, o banco alerta para cuidado com comunicações feitas por meios não oficiais. Segundo o BC, a instituição notificará os usuários que tiveram dados comprometidos apenas pelo internet banking ou aplicativo, e outras formas de comunicação por e-mail, ligação, mensagens de texto ou aplicativos de terceiros não serão feitas com esse propósito.
Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.
Este é o oitavo vazamento de dados do Pix desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020. Até o momento, mais de 1,2 milhão de chaves já foram vazadas de isntituições como Banese, Acesso, Logbank, Abastece Aí, Phi Pagamentos, Fidúcia e Sumup.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Em todos os casos, foram vazadas apenas informações cadastrais básicas, de baixo risco.