Profissionais paraenses celebram Dia Internacional da Dança
Publicado em 29/04/2024
Ela diz que trabalhou e dançou em algumas escolas em Belém e teve a oportunidade de abrir a sua própria escola de dança na capital paraense. “Trabalho com dança há sete anos, na Attitude Academia de Artes, em Porto (Portugal), onde sou professora e coordenadora de intercâmbios. A escola é dirigida por Joana Rodrigues, que confiou no meu trabalho e tem me direcionado nesse percurso. Ser imigrante não é fácil, mas valeu a pena todo processo que eu enfrentei e não desisti. Algum tempo depois, resolvi morar em Portugal, onde fui muito bem recebida. Hoje carrego comigo além da linda trajetória, que fez com que hoje eu pudesse dar aula, ministrar workshops, liderar espetáculos, fazer coreografias para competições, ser júri e ainda ganhar muitos prêmios como coreógrafa.”
Valéria Zagury diz que dançar equivale a transcender. “Para mim sempre foi uma entrega, um enorme privilégio, uma paixão que sempre me deu muito prazer. Depois de muitos anos, se tornou a minha profissão. Tenho um imenso orgulho de viver da dança em Portugal, sempre dando relevância a toda a minha trajetória em Belém e carregando comigo, nas minhas aulas e por onde eu vou, toda a nossa cultura e amor em ser do Norte do Brasil”.
LEIA TAMBÉM:
7ª Mostra Cultural e Competitiva de dança premiará destaquesFestival Dança Carajás vai plantar 600 mudas em ParauapebasEspetáculo de dança apresenta história de Belém
PROGRAMAÇÃO
A programação comemorativa ao Dia Internacional da Dança no Pará começou no último dia 25, em Parauapebas, no sudeste do estado, e estende-se até o dia 4 de maio com o Padam. “Nesta segunda, 29, vai ter programação tanto em Ananindeua, na Casa Ribalta, com o projeto ‘Cartas para a Dança’, em formato híbrido, quanto em Belém, com a realização do ‘Múltiplos Olhares’, nos dias 29 e 30, na Faculdade de Dança da UFPA. Neste último, haverá homenagens a profissionais da dança. Uma delas é a professora Suzana Luz, da Faculdade de Dança, e a outra homenageada é a artista de dança do ventre Anicée D’Carmo”, detalha Igor Marques.
Outro evento importante que o artista destaca é o terceiro Dance Festival do Sesc, que vai acontecer também na Casa das Artes, aberto ao público. Em Marituba, na Casa da Cultura, nos dias 29 e 30, vão acontecer oficinas de vivências. Nessas oficinas, acontecerão imersões, tanto de balé clássico quanto contemporâneo e jazz. Em Ananindeua, em formato híbrido, também nos dias 29 e 30, haverá uma montagem de conteúdo do 2K Dance. “São ações que ocorrerão em vários lugares, gravando videodanças em espaços públicos da cidade de Ananindeua, tudo em comemoração do Dia Internacional da Dança”.
Quer ler mais notícias sobre cultura e arte? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
APROVEITE
Múltiplos Olhares sobre a DançaQuando: Hoje e amanhã (29 e 30/04), a partir das 8h.Onde: Faculdade de Dança da UFPA (Trav. 3 de Maio, 1573 – São Brás, Belém)Quanto: Gratuito com inscrições pelo Instagram @cadanufpaIII Encontro Pan-Americano de Dança da AmazôniaQuando: 03 e 04/05Onde: Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bittencourt, 650 – térreo, Nazaré)Inscrições: dancadigital.com/padam2024*Outras programações podem ser acompanhadas pelo Instagram do Colegiado de Dança do Pará (@colegiadodancapa)