Frota salva animais e faz desabafo no RS: “dormi no carro”
Publicado em 10/05/2024
O ex-deputado federal Alexandre Frota é um dos voluntários durante a tragédia no Rio Grande do Sul, Frota tem se destacado nas redes sociais ao participar ativamente dos resgates em Canoas, durante as enchentes. Em entrevista à Quem, ele compartilha sua motivação e experiências nesse trabalho voluntário incansável.
“Fazemos esse trabalho com muita atenção e segurança. Minha relação não é com o Rio Grande do Sul, e sim com o povo e com o próximo”, afirma.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Vídeos: Daiane Balbinot e paraenses relatam situação no RSJogadores, surfistas e voluntários são linha de frente no RSRS: remadores abrem mão de Paris 2024 para ajudar em resgate
Frota também relata suas dificuldades de acesso à área vermelha, mas destaca o planejamento prévio com as autoridades locais. Ele também chegou a descrever suas condições de alojamento e alimentação, evidenciando a escassez de recursos. “Dormi no carro e, quando consigo um quarto no hotel, divido com outros voluntários”, compartilha.
Apesar do impacto emocional, ele enfatizou a importância de manter a compostura diante das vítimas, detalhando sua dedicação incansável aos resgates, operando em turnos de 20 horas e enfrentando desafios complexos, como o salvamento de uma mulher em estado de choque no sótão de uma casa. Ao encorajar outros artistas a participarem, ele ressalta a necessidade de comprometimento total e preparo para situações extremas.
Quer ler mais notícias sobre Fama? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Nas redes sociais, internautas elogiaram a postura de Frota: “Deus vai recompensar demais por isso tudo que tá fazendo, pensa num abraço gostoso que vai ter quando retornar para casa, muito obrigado irmão pela força”, “Frota tem dado orgulho”, “Falam do Alexandre, mas ele é o único político que estou vendo na linha de frente ajudando”. disseram alguns usuários.
Estatísticas
Segundo Defesa Civil estadual, a quantidade de municípios atingidos pelas enchentes e deslizamentos no Rio Grande do Sul subiu para 431. Mais de 1.742.969 milhão de pessoas foram afetadas pela situação do estado, cerca de 68.519 pessoas estão em abrigos, 134 estão desaparecidas e 107 óbitos foram confirmados.
Como ser voluntário no Rio Grande do Sul?
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária.
Instituições, empresas e ou grupos interessados no voluntariado também podem preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/.
Como doar em Belém para o Rio Grande do Sul?
Veja os locais de doação
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré: Avenida Nazaré, nº 902;Posto Antunes: Rua dos Pariquis e Tv Rui Barbosa, nº 2083;Edifício Torre Umari: Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1500;Rede de postos Pombal: Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal e Paragominas;Vise Corretora de Seguros: Rômulo Maiorana, nº 209, entre Antonio Barreto e Travessa da Mercês.Colégio Physics (todas as unidades até o dia 07/05)Afya Educação Médica: Travessa Doutor Moraes, 79, bairro Nazaré.
Veja o que doar
Alimentos não perecíveisÁgua mineralRação para animaisProdutos de higiene pessoalCestas básicasCobertores e lençóisRoupas de bebêsRoupasFraldasSapatos
Outros postos de arrecadação
Defesa Civil de Belém
Endereço: Aldeia Cabana s/n, entrada pela Pirajá, esquina com a Pedro Miranda, bairro da Pedreira
Horário: 09 às 17h.
Unimed Curuzu
Endereço: Travessa Curuzu, 2212
Horário: 09 às 18h.
Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Horário – das 9h às 17h.
Cras Aurá
Endereço: Rodovia BR-316, Granja Modelo, Km 6 – Ananindeua.
Cras Icoaraci
Endereço: Rua Manoel Barata, 1104, próximo ao Fórum de Icoaraci.
Cras Barreiro
Endereço: Trav. Djalma Dutra, 265, esquina com Municipalidade.
Cras Jurunas
Endereço: Rua dos Mundurucus, 360, entre travessa de Breves e avenida Bernardo Sayão.
Cras Bengui
Endereço: Rua Betânia, alameda Ananindeua, 111.
Cras Mosqueiro
Endereço: Rua Francelina Santos (rua da Bateria), 509, próximo à Guarda Municipal – Farol.
Cras Cremação
Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 2993, entre rua São Miguel e rua Fernando Guilhon.
Cras Outeiro
Endereço: Avenida Beira Mar, 310, bairro São João de Outeiro.
Cras Guamá
Endereço: Rua Augusto Corrêa, 494, esquina com a avenida Perimetral.
Cras Pedreira
Endereço: Travessa Timbó, 1557, entre avenida Visconde de Inhaúma e avenida Marquês de Herval.
Cras Terra Firme
Endereço: Trav. Lomas Valentina, 2585, entre Almirante Barroso e João Paulo II.
Cras Tapanã
Endereço: Rua das Rosas,194, entre Augusto Montenegro e rua Yamada.