Vídeo: vendaval destelha casas no Icuí, em Ananindeua
Publicado em 13/05/2024
De acordo com a Defesa Civil, os vendavais são caracterizados pelo deslocamento violento de uma massa de ar de uma área de alta pressão para outra de baixa pressão, com ventos cujas velocidades variam entre 88 a 102 km/h.
Na tarde desta segunda-feira (13), moradores do bairro do Icuí, em Ananindeua, na Grande Belém, vivenciaram momentos de tensão com um vendaval que destelhou dezenas de casas e provocou um verdadeiro rastro de destruição na região.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Ventania destelha casas e destrói quadra do Colégio Physics Chuva e ventania danificaram mais de 300 imóveis em Belém
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a dimensão dos estragos. Casas tiveram seus telhados arrancados total ou parcialmente, caixas d’água também voaram e árvores caíram. Pelas ruas do bairro, pedaços de telhados inteiros ficaram jogados nas vias. O conjunto Warislândia foi um dos mais afetados
De acordo com a estudante Jhulia Maia, tudo aconteceu pouco antes das 15h. “O tempo começou a fechar. Estava muito quente e pensamos que iria chover. De repente, começamos a ouvir uns estrondos. Já era a ventania”, afirmou. “Era um vento muito forte e vimos telhas, pedaços de forro e tampas de caixa d’água voando no céu”, acrescentou.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A moradora disse ainda que nunca presenciou um fenômeno deste tipo desde que reside no conjunto Warislândia, local para onde se mudou há mais de 15 anos. Para piorar, logo após o vendaval, uma forte chuva caiu no bairro, o que provocou alagamentos nas ruas e molhou as áreas internas das casas que foram destelhadas, aumentando ainda mais os prejuízos.
Até o momento, não há informações de pessoas feridas por objetos durante o vendaval. Ainda não se sabe quantos imóveis foram afetados. O DOL entrou em contato com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social de Ananindeua, a qual está vinculada a Defesa Civil Municipal, e aguarda um posicionamento oficial do órgão com mais informações sobre o ocorrido.
VEJA O VÍDEO!