Helder e Jader Filho celebram Corpus Christi em Capanema
Publicado em 30/05/2024
Celebração marcada pelo colorido dos tapetes artísticos, o Corpus Christi de Capanema, nordeste do Pará, reuniu moradores e visitantes pelas ruas do município, nesta quinta-feira, 30. Com o tema da festividade de 2024 “Eucaristia, fonte de amor fraterno” e lema “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” transformaram as ruas da cidade em arte. As estampas nos tapetes de serragem deram honra ao sacramento do Corpo e Sangue de Cristo.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, e o Ministro das Cidades, Jader Filho, participaram da 48ª Edição da Procissão sobre os tapetes de serragem coloridos que fazem parte da cultura da cidade.
Ao lado de centenas de devotos e fieis que celebram o feriado de Corpus Christ, as autoridades celebraram a arte e a cultura do povo. A expressão local é um símbolo de demonstração de fé dos católicos. Os tapetes coloridos geralmente são confeccionados com base de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores e outros materiais.
A tradição acontece todos os anos no município e este ano contou com 1.300 metros de tapete. Na ocasião, além de prestigiar a tradição, governador e ministro puderam conhecer de perto e acompanhar a procissão.
Quer mais notícia sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
O governador Helder Barbalho postou um vídeo em seu Instagram e descreveu o momento. “Esse é um momento muito especial numa grande tradição do povo do Pará para valorizar a cultura regional, a cultura local e prestigiar o povo de Capanema nesse momento tão importante.”, declarou.
VEJA O VÍDEO
O Ministro das Cidades, Jader Filho, também prestigiou a tradição local. Na ocasião, o titular falou sobre a celebração e cultura que envolve a expressão artística por meio da fé.
“Esse é um dia de tradição, mas acima de tudo dia de muita fé expressada pelo povo de Capanema. Um dia pra gente refletir e ver o quão grande é essa união entre a criatividade das pessoas, que tornou a celebração uma referência pro país, reconhecida como um dos maiores corpus christi do Brasil. Mas também é o momento da gente parar, refletir, agradecer e renovar a fé. Então ficamos muito felizes por estar hoje com o povo de Capanema nessa festa tão linda. São mais de 1.300 metros de tapetes belíssimos. Fico muito orgulhoso como paraense de ver uma festa tão bela quanto essa e mais uma vez. Vou rezar, refletir e agradecer a Deus por todas as bênçãos”, disse o ministro.