Conheça o café secreto do Museu de Arte Sacra do Pará
Publicado em 22/06/2024
Após apresentar três episódios gravados no Palacete Faciola, no café de rua da TV. Dr. Moraes e no café do Edifício Manoel Pinto, o quadro Rolê do Café entra em uma nova fase trazendo mais dicas, histórias e lugares para conhecer na capital paraense.
O primeiro episódio da nova temporada do #RolêdoCafé, que já está disponível no Instagram (lanaolliveira_), é em um café secreto, que fica nas dependências do Museu de Arte Sacra do Pará, localizado no centro histórico de Belém, no bairro Cidade Velha. O acesso ao café é gratuito.
Para a jornalista Lana Oliveira, o Café do Museu foi uma descoberta incrível. “Confesso que eu jamais imaginei que teria um café dentro do Museu. Conheci muito por acaso, durante um passeio despretensioso com a minha família. A nossa reação foi muito engraçada, porque ficamos paralisados, de verdade, foi realmente uma descoberta. Entramos no Museu e seguimos Para visitar a exposição na galeria, quando olhamos para trás, simplesmente, nos deparamos com um cafezinho super charmoso e ainda descobrimos uma porta que dava acesso a um jardim incrível”, revelou a jornalista.
O Café do Museu é um espaço super aconchegante e agradável, possui uma decoração que é a cara do Pará, repleta de elementos regionais. Além disso, conta com um cardápio diversificado com café feito de várias formas, tapioca, salgados, doces, tortas e outras delícias. O local funciona de terça a sábado, de 09h às 17h e no domingo, de 09h às 13h.
No café do Museu também tem uma boutique chamada “Beirando”, que é uma rede criativa e colaborativa na Amazônia, onde os visitantes podem aproveitar para comprar vários produtores regionais de artesãos paraenses. O espaço ainda tem uma porta que dá acesso a um jardim pouco conhecido do Museu.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Jornalista lança “Rolê do Café” com dicas em BelémRolê do Café visita Palacete Faciola em sua estreia
Elisa Marciel, atendente do Café do Museu, diz que é uma satisfação poder trabalhar em um lugar que carrega a história do Pará. “Para mim é muito maravilhoso, é gratificante. Na verdade, eu sempre quis trabalhar em um café. E quando eu vim para cá, eu me apaixonei pelo lugar, porque além do café, eu atendo na loja, então eu conto a história das peças da loja, são duas coisas que eu amo fazer, que é servir o café e contar a história do Pará, porque algumas peças aqui que tem aqui que contam a história do Pará, do lugar, tem peças que são indígenas, então assim, é uma junção que eu amo”, firmou.
Ao lado do café tem a Galera Fidanza, onde há exposições de artes e fotografias. Depois, os visitantes podem aproveitar para conhecer a Igreja de Santo Alexandre e o Museu, tudo no mesmo local. A entrada custa R$ 4,00 em dias normais, mas na terça e na primeira sexta-feira do mês a entrada é gratuita.
Histórico
O Museu de Arte Sacra do Pará, que foi tomando em 2027 pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Estado do Pará, é composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo antigo palácio episcopal (originalmente Colégio de Santo Alexandre). Os dois edifícios foram construídos para compor um conjunto, no qual a igreja era o centro irradiador, como foi exemplar da arquitetura jesuítica no Brasil. A igreja teve o início da sua construção por volta de 1698 e inauguração a 21 de março de 1719. É composta por nave única, transepto e oito capelas laterais. A sacristia localiza-se no braço esquerdo da nave. A decoração é caracterizada pela arte barroca, com forte acento tropical, destacando-se as peças produzidas pelos jesuítas e pelos índios. Além da função litúrgica, a igreja também funciona como espaço cênico-musical para espetáculos teatrais e recitais, além de ser objeto museal, fazendo parte do roteiro de visitação do museu.
Quer mais notícias de Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O acervo do Museu de Arte Sacra do Pará compõe-se por imaginárias datadas dos séculos 18 e 19 e objetos litúrgicos, somando cerca de 320 peças expostas no primeiro pavimento do palácio episcopal e no corpo da igreja.
Fonte: Cultura do Pará
Serviço:
O Café do Museu – Funciona de terça a sábado, de 09h às 17h e no domingo, de 09h às 13h.
Museu de Arte Sacra do Pará – Funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h, fecha às segundas-feiras.
Os dois locais ficam localizados, na Praça Frei Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém – PA.