Jader Filho anuncia novas casas e urbanização do Tucunduba

Publicado em 04/07/2024

O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou nesta quinta-feira (4) a contratação de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e novos investimentos em urbanização para o Estado do Pará durante a abertura da Caravana Federativa, realizada na capital paraense.

Outros anúncios também foram realizados pelo Governo Federal, como o apoio ao setor hoteleiro na preparação para a COP 30. O evento, que marca a 11ª edição da Caravana, visa promover atendimento, informação e cooperação entre a União, estados e municípios, contando com a participação de mais de 30 ministérios, seis autarquias, três bancos públicos e diversas empresas.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Ministro Jader Filho assina contratos do “Periferia Viva”Ministro Jader Filho participa da Caravana Federativa em Belém

Entre os anúncios feitos, está a assinatura do Termo de Compromisso para a obra de urbanização e qualificação do Canal do Tucunduba, com um investimento de R$ 121,3 milhões.

Esse projeto tem como objetivo solucionar deficiências no sistema de drenagem pluvial, abastecimento de água, esgoto sanitário, além de promover a urbanização e mobilidade urbana. A iniciativa prevê a construção de 224 unidades habitacionais para o remanejamento de famílias que residem às margens do canal, beneficiando aproximadamente 200 mil pessoas em cinco bairros de Belém.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Em sua fala, o ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou os esforços do Governo Federal em trabalhar em parceria com os entes federativos. “Hoje, com o retorno do PAC, só no Ministério das Cidades, estamos trazendo a urbanização da bacia do Mata Fome, a urbanização do Ariri-Bolonha e hoje assinamos, junto ao governador Helder, recursos da ordem de mais de 121 milhões de reais para a urbanização do Canal do Tucunduba”, destacou.

NOVAS MORADIAS DO MINHA CASA, MINHA VIDA

Outro anúncio importante foi a assinatura da Portaria de Autorização de Contratação de 1.460 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em Belém e Ananindeua, com um investimento total de R$ 227,9 milhões. As moradias serão distribuídas em diversos residenciais, como o Residencial Tapanã, em Belém, e os Residenciais Santa Terezinha e Parque Ariri, em Ananindeua, beneficiando cerca de 5,8 mil pessoas.

“Do total de 22 mil unidades habitacionais para o Pará, serão acrescentadas hoje, nesta obra do Tucunduba, mais 288 unidades habitacionais”, afirmou o ministro. “Isso permitirá retirar aquelas famílias que estão nas palafitas ao longo do Tucunduba e levá-las para uma unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida.”



O ministro também teve a oportunidade de apresentar, em preparação para a realização da COP 30, ações recentes do Ministério das Cidades, incluindo a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Complexo do Ver-o-Peso, a renovação da frota de ônibus da Grande Belém, a construção do Parque Urbano do Igarapé São Joaquim, a publicação de uma Instrução Normativa para facilitar o acesso ao crédito habitacional para famílias de baixa renda na região Norte e a retomada de obras com a iniciativa #BotaPraAndar.

O evento, aberto à sociedade, contou com a participação dos ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esportes), prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e estaduais, parlamentares estaduais e federais, representantes de consórcios e federações municipais e estaduais, além de lideranças dos movimentos populares de luta por moradia. A Caravana Federativa continua suas atividades no Pará até sexta-feira (5).


true


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

13:00 17:00

AO VIVO

Diário Musical

13:00 17:00