Projeto da FCP promove educação musical a 800 pessoas

Publicado em 18/07/2024

Aliar o ensino da música como forma de garantir que crianças, jovens e adolescentes que vivem em bairros periféricos das grandes capitais do país possam ter acesso à arte e à cidadania, é imprescindível na formação de grandes cidadão que podem buscar na arte uma forma de melhorar suas vidas e a de suas famílias.

Há 25 anos, o Projeto Música e Cidadania proporciona aulas de música, que transformam as vidas dos adultos, adolescentes e crianças, que moram em comunidades da periferia da Região Metropolitana de Belém. Com cinco polos em funcionamento, a iniciativa é uma atividade de extensão da Fundação Carlos Gomes, em parceria com escolas públicas, associações comunitárias e ONG’s que busca proporcionar aos alunos o ensino musical de qualidade e contribuir para a construção da cidadania.



Uma das alunas beneficiada pelo projeto, Leticia Calandrini, 16 anos, conta que descobriu a sua vocação musical quando era criança quando começou a tocar violão aos 10 anos. Ela conta ainda que conseguiu aprimorar as técnicas no instrumento somente após iniciar os estudos no projeto, em 2019, no Polo Sociedade Beneficente Cristo Redentor, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

“Depois que comecei a ter aulas no projeto, eu desenvolvi bastante as minhas habilidades em tocar violão e com a ajuda do professor do projeto já consegui superar as dificuldades que antes eu enfrentava sozinha. Hoje, por exemplo, já toco com mais facilidade chorinho, samba e outros gêneros. O projeto Música e Cidadania mudou completamente a minha vida”, destacou Letícia, que sonha em seguir a carreira musical e pretende estudar no curso regular do Instituto Estadual Carlos Gomes.



O aluno João Neves também elogia e destaca a importância do projeto, que ajudou a despertar seu interesse pela música. Desde criança, ele participa das aulas de violão e após uma pausa retornou às aulas no polo Cristo Redentor, no ano de 2022. “Desde que voltei a assistir às aulas de violão estou muito entusiasmado, pois o professor exige muita dedicação, com isso aprendo a ter mais disciplina e foco. Até observei que mudei bastante a minha postura e melhorei a forma de me expressar. O projeto Música e Cidadania significa muito para mim, pois aprendi muitas coisas importantes”, enfatizou.

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João ainda reforça que a iniciativa tem sido fundamental para transformar a vida das crianças e adolescentes da periferia, que precisam participar de atividades educativas para desenvolver os seus talentos e não ficarem expostas à vulnerabilidade social.



Educação

Para atender a demanda das comunidades que buscam formação cultural para as crianças, jovens e adultos, o Projeto Música e Cidadania proporciona aulas em cinco polos da Região Metropolitana de Belém: Jardim das Oliveiras, Sociedade Beneficente Cristo Redentor, Associação Filantrópica Icuí Solidário – AFIS, Lar de Maria e Movimento de Emaús – Projeto Cidade de Emaús.

Conforme a diretora de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, Thais Cybelle Silva, no primeiro semestre deste ano o projeto proporcionou ensino musical para cerca de 800 alunos, que participaram das aulas de musicalização, que incluem ensinamentos voltados para tocar instrumentos, canto e leitura musical. “O projeto Música e Cidadania possibilita a descentralização do ensino musical do Instituto Estadual Carlos Gomes e proporciona educação de qualidade, que ultrapassa os muros da instituição. Nós notamos que os alunos do projeto conseguem evoluir nos conhecimentos musicais ao aprimorar as técnicas para tocar instrumentos e cantar, o que facilita o ingresso destes alunos na instituição. Sem dúvida, é um resultado muito positivo, que contribui para a formação de novos profissionais da música”, destaca.


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