Investimentos do Estado fortalecem o turismo em Santarém
Publicado em 25/08/2024
A região Norte, principalmente o Pará, é banhado por mares e rios que fazem com que o Estado atraia muitos visitantes. Além disso, conta com cidades cheias de charme, cultura e gastronomia que só existe aqui, por isso o turismo vem crescendo a cada ano.
O intérprete de francês, Fabrício Pinho, é natural de Belém e está visitando Santarém, no oeste do Pará, pela primeira vez. Neste final de semana, ele aproveitou para conhecer a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), realizada no Centro de Convenções Sebastião Tapajós. Ele ficou encantado com a realização do evento na cidade.
“Santarém é uma cidade muito bonita, principalmente Alter do Chão. Tem muito potencial turístico, com ecoturismo, e é importante que o governo invista para o desenvolvimento das pessoas que moram aqui”, comentou.
Esta é a 12ª edição da Feira, e a primeira em que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realiza em Santarém. A cidade, também conhecida como Pérola do Tapajós, é uma potência turística e se destaca por suas belezas naturais, cultura vibrante e importância econômica.
Só no ano passado, o volume de turistas nacionais e internacionais visitando Santarém chegou a 490 mil, o que transforma o município em uma das principais atrações turísticas do Pará.
“A gente trouxe a feira para Santarém, que é um destino turístico consolidado, é a gente só vem reafirmar isso com a realização da FITA aqui. Santarém já é conhecida nacional e internacionalmente, Alter do Chão, suas praias e suas belezas. Então, nada melhor do que trazer a feira para cá para consolidar toda essa região como um polo turístico. A gente quer, como estado, desenvolver cada vez mais isso”, destacou o secretário de Turismo do Pará, Lucas Vieira.
Investimentos – O Governo do Pará realiza investimentos para potencializar o turismo em Santarém e na região oeste do estado:
O Centro de Convenções Sebastião Tapajós, que sedia a FITA 2024, foi entregue em novembro do ano passado e é o maior complexo artístico, cultural e turístico da Região de Integração Baixo Amazonas. Palco de grandes eventos, o espaço fomenta a economia e o turismo no oeste paraense. Ele foi construído em uma área de mais de 10 mil metros quadrados, com pavilhão de eventos, auditórios, praça de alimentação, área VIP, sala de imprensa, oito salas multiuso, auditórios com capacidade para até 1.200 pessoas e um amplo estacionamento, com mais de 500 vagas. E fica localizado na Rua Fernando Guilhon, principal corredor de entrada e saída da cidade e a menos de dez minutos do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Expectativa é de crescimento do turismo no ParáBoletim do turismo 2024 atesta evolução da atividade no Pará
Desde abril de 2022, Santarém conta com o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém “Joaquim da Costa Pereira”, com capacidade para receber 5 mil pessoas diariamente. O espaço tem mais de 22 mil metros quadrados de área construída com guichês para venda de passagens, guarda-volumes e carrinhos para bagagens, além de sala de embarque confortável, rede Wi-Fi e escadas rolantes, que facilitam a acessibilidade ao segundo piso.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Em junho deste ano, o Governador Helder Barbalho realizou a entrega do novo Mirante da Serra do Saubal, em Santarém. O mirante conta com área de contemplação e peças arquitetônicas da cultura regional, além de espaço de lazer infantil, que permite interação, recreação e qualidade de vida para a população.
Programação – A FITA 2024 segue com a programação neste domingo (25), até às 16 horas, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós. À noite, haverá um show com artistas paraenses na orla de Santarém, que vai encerrar a 12ª edição da feira. A participação é gratuita. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o site.