Pará e Belém sobem no ranking das capitais mais seguras
Publicado em 26/09/2024
O Governo do Pará tem investido de forma contínua na segurança pública do estado, visando aprimorar a qualidade de vida dos moradores, que frequentemente expressam preocupações em relação à falta de segurança.
O Pará subiu do 21º para o 15º lugar no ranking do anuário “Cidades Mais Seguras do Brasil 2024”, divulgado pela empresa imobiliária “MySide”. Belém também registrou avanços, passando da 7ª para a 5ª posição entre as capitais mais seguras do país. Os dados, divulgados em setembro, foram comentados pelo governador Helder Barbalho, que ressaltou o bom desempenho do estado, direto de Nova Iorque, onde participa de eventos relacionados à 79ª Assembleia Geral da ONU.
O anuário, com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde, analisa o número de homicídios por 100 mil habitantes. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou que esses resultados refletem o trabalho das forças de segurança estaduais e municipais: “Estamos orgulhosos da excelente posição de nosso estado e capital nos rankings nacionais de segurança. O Pará e Belém têm se destacado no cenário nacional, e isso é fruto do esforço conjunto das forças de segurança e da colaboração da população”, afirmou.
Conteúdos relacionados:
Pará avança em parcerias após venda de créditos de carbonoMulheres paraenses ganham 15,59% a menos que os homensJustiça manda Prefeitura de Belém melhorar o trânsito
Em 2023, Belém registrou uma taxa de 20,8 homicídios por 100 mil habitantes, sendo a única capital da Região Norte entre as dez mais seguras, atrás apenas de Florianópolis, São Paulo, Brasília e Cuiabá. A nova classificação de Belém representa uma melhora significativa em relação a 2017-2018, quando a capital figurava entre as cidades mais violentas do mundo, com 1.723 homicídios acumulados no período. Para Ualame Machado, essa mudança reflete um compromisso firme com a segurança da população.
O Pará também apresentou avanços, alcançando a 15ª posição no ranking nacional, com uma taxa de 31,5 homicídios por 100 mil habitantes em 2023, seis posições acima do ano anterior. “Esses dados são fundamentais para avaliar a eficácia das políticas de segurança e reforçam o impacto positivo das medidas adotadas”, completou Machado.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O anuário “Cidades Mais Seguras do Brasil 2024” é baseado em informações do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do IBGE. O índice de segurança de cada cidade é calculado com base no número de mortes por 100 mil habitantes, utilizando a classificação de mortalidade CID-10 da OMS e os dados populacionais fornecidos pelo IBGE.