Sebrae premia jornalistas paraenses sobre empreendedorismo
Publicado em 27/09/2024
Na noite desta quinta-feira (26), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) divulgou os vencedores da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), em Belém, que tem se consolidado a cada ano no Estado e se pautado em matérias sobre empreendedorismo. Neste ano, cerca de 200 jornalistas paraenses concluíram a capacitação do Engage Expert, oferecido pelo Sebrae/PA, com a participação da jornalista Rosana Jatobá.
O tema central do concurso deste ano foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, nas categorias Jornalismo em Vídeo, Fotojornalismo, Áudio e Texto, esses dois últimos com jornalistas do Grupo RBA conquistando a terceira colocação.
Conteúdo Relacionado
Tour de experiência mostra potencial e encantos do CombuSebrae na Sua Praia gera oportunidades de negócios
A realização do PSJ, que acontece há 11 anos, é a forma do reconhecimento do Sebrae pelos trabalhos dos profissionais de imprensa que divulgam notícias para fortalecer o empreendedorismo e os pequenos negócios, em diferentes veículos de comunicação.
“A imprensa do nosso Estado não deve absolutamente nada para outros veículos do mundo. Então, nosso objetivo no Engage Expert e no Prêmio Sebrae de Jornalismo foi trazer esse engajamento em torno das pautas climáticas e fazer com que os nossos jornalistas se capacitem ainda mais em relação sobre como podem potencializar suas pautas a nível internacional. Buscamos essa parceria com a ESPM e criamos esses quatro dias de curso, e dessa forma, estamos prestando um serviço de orientação aos jornalistas do nosso Estado”, ressaltou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
Para indicar todo esse engajamento, a 11ª edição do PSJ teve um recorde de trabalhos inscritos (3.076), superando em 62% o número de inscrições no ano passado. O Pará totalizou 168 trabalhos inscritos, com 13 finalistas, superando em 17% o número de projetos inscritos no concurso em 2023.
Nesse contexto, o jornalista Toni Gonçalves, da 99 FM, foi um dos inscritos e conquistou a terceira colocação na categoria Jornalismo em Áudio, com a matéria “O ouro do caroço que une histórias de esperança de sucesso também no mercado do biocosmético”. Da mesma forma, o jornalista Lucas Contente, do DOL, também ficou na terceira colocação com a matéria “Welcome “ COP 30: a vez do barqueiro falar com o turista”, editada por Kleberson Santos, e participação de Emerson Coe.
Ainda dentro da programação do PSJ, cerca de 200 jornalistas paraenses concluíram nesta quinta-feira (26) a capacitação do Engage Expert, na última aula com a temática “Mudanças climáticas, COP30 e o papel do Brasil na governança ambiental internacional”, com o professor Edson Capoano, da ESPM.
Mediado pela gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Pará, Keyla Reis, os jornalistas participaram ainda do Talk COP – Experiências e Desafios na Comunicação, com a professora Verônica Goyzueta, da ESPM, e com a jornalista do DIÁRIO DO PARÁ Cintia Magno e Alice Martins, que falaram sobre suas experiências e deram orientações aos profissionais paraenses que cobrirão a COP 30, em Belém, no próximo ano.