O que é zerésima, que torna urna eletrônica mais confiável?
Publicado em 06/10/2024
Neste domingo (6), 155,9 milhões de eleitores estarão aptos a votar nas urnas eletrônicas para escolher prefeitos e vereadores em 5.569 cidades brasileiras. O pleito ocorrerá em todo o país das 8h às 17h pelo horário de Brasília.
Mas, antes do início da votação, é realizada a “zerésima”, que torna a urna eletrônica mais confiável. Mas, você sabe o que é?
“Zerésima” é o relatório emitido pela urna eletrônica, antes do início da votação, que comprova que não existe no equipamento nenhum voto dado a candidata ou candidato.
Antes da abertura da seção eleitoral no dia da votação, o presidente da mesa receptora de votos liga a urna eletrônica, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório da zerésima. O procedimento reforça a transparência e a segurança do processo eleitoral ao mostrar que a urna não contém voto algum para candidata ou candidato antes do começo da votação.
Após a impressão da zerésima, todos os presentes devem assinar o documento. Com essas etapas finalizadas, a seção eleitoral pode ser liberada para receber as eleitoras e eleitores.