Secretarias municipais: a importância do cargo para Belém

Publicado em 31/10/2024

A Administração Pública de um município consiste em um conjunto de agentes, órgãos e entidades instituídos para a consecução dos objetivos da gestão atual e abrange o conjunto de funções necessárias para a realização dos serviços públicos, que visam a atender aos interesses da população.

Um dos cargos principais de cada administração é o cargo de Secretário Municipal. O secretário municipal desempenha atividades estratégicas dentro da administração pública de um município. Suas atividades consistem em auxiliar o prefeito na gestão e no desenvolvimento das políticas públicas locais, podendo assumir pastas específicas, como: educação, saúde, esporte, cultura, entre outras.

Na tarde de quarta-feira (30), Igor Normando (MDB), prefeito eleito de Belém para a gestão municipal de 2025 a 2029, concedeu entrevistas a veículos do GRUPO RBA e anunciou os nomes de integrantes do grupo responsável pela transição de governo. Durante a entrevista, Igor também citou que busca nomes para assumir os cargos de secretário municipal em seu governo, visando um perfil que será essencialmente técnico, e que ao mesmo tempo possua sensibilidade social.

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O secretário municipal possui atribuições como:

  • Assessorar o prefeito em questões administrativas, políticas e de gestão, fornecendo informações e pareceres técnicos para embasar a tomada de decisões;
  • Elaborar e implementar políticas públicas de acordo com as necessidades e demandas da população; gerenciar equipes e recursos;
  • Representar o município em eventos, reuniões, audiências públicas e outros encontros relevantes;
  • Estabelecer parcerias com outros órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, empresas e instituições;
  • Fiscalizar a execução das políticas públicas.

As secretarias e órgãos que compõem a Administração Direta do município de Belém, são:

  • Secretaria Municipal de Administração (SEMAD);
  • Secretaria Municipal de Saúde (SESMA);
  • Secretaria Municipal de Educação (SEMEC);
  • Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB);
  • Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN);
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA);
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEFIN);
  • Procuradoria Geral do Município (PGM);
  • Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL);
  • Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
  • Secretaria Municipal de Economia (SECON);
  • Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (SEGEP);
  • Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB);

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Dentre as principais secretarias para o andamento da administração pública municipal de Belém, estão:

Secretaria Municipal de Administração (Semad)

A Secretaria Municipal de Administração tem a missão geral de planejar, coordenar, normatizar e executar os sistemas de administração da Prefeitura de Belém/PA.

Secretaria Municipal de Finanças (Sefin)

A Secretaria de Finanças (Sefin) tem como missão arrecadar e gerenciar as receitas do Município para promover o desenvolvimento das políticas públicas em benefício da população.

Secretaria Municipal de Economia (Secon)

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) é responsável pelas atividades voltadas para o fortalecimento da economia do Município de Belém.

Procuradoria Geral do Município (PGM)

A Procuradoria Geral do Município (PGM) tem como principais atribuições patrocinar judicialmente as causas em que o Município de Belém seja interessado como autor, réu ou interveniente, salvo nos feitos de competência da Procuradoria Fiscal ou das Procuradorias das entidades da Administração indireta, e emitir pareceres sobre matérias e processos administrativos submetidos a seu exames.


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