Megaoperação “Belém Limpa” começa nesta quinta-feira (2)
Publicado em 01/01/2025
Um dos problemas que mais incomodam a população da cidade de Belém é o acúmulo de lixo nas ruas da capital paraense. Sabendo da emergência para buscar solução ao problema, o novo prefeito, Igor Normando, dá o pontapé em uma megaoperação denominada “Belém Limpa”.
A primeira grande ação de 2025 será lançada nesta quinta (2), às 8h, na Praça Felipe Patroni, com coletiva à imprensa e café da manhã com 100 trabalhadores da limpeza urbana, sendo cinquenta da terceirizada Ciclus Amazônia. A medida visa reduzir os impactos das chuvas.
Em programação elaborada e a ser conduzida pela Secretaria de Zeladoria Urbana, o prefeito Igor Normando vai se deslocar depois ao Canal do Galo, na avenida Pedro Miranda, ao lado da Universidade da Amazônia (Unama), para acompanhar in loco a limpeza das margens do canal pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e dragagem pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
Conteúdo Relacionado:
- Igor Normando toma posse como prefeito de Belém
- Igor Normando anuncia mutirão de limpeza nos canais de Belém
- Igor Normando: “Agora também sou pai de Belém do Pará”
Ações semelhantes estarão ocorrendo, simultaneamente, no canal da travessa Quintino Bocaiúva, entre Generalíssimo e Fernando Guilhon. Haverá ações intensificadas no raio de até 1km, no entorno destes canais, com serviços de limpeza urbana, microdrenagem e coleta de resíduos domiciliares e entulhos.
4 meses da “Belém Limpa”
- A partir desta quinta-feira, 2, até o dia 11 de abril, também serão realizadas ações de microdrenagem em bueiros, desobstrução de redes de drenagem por hidrojateamento e manutenção das galerias, nos principais pontos críticos de alagamento da cidade, principalmente no raio de 1km, dos primeiros canais a serem limpos pela ação Belém Limpa.
- Essas ações visam garantir o fluxo adequado das águas pluviais, prevenir alagamentos e minimizar transtornos à população, reforçando o compromisso com a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da comunidade.
Ilumina Belém
- Durante esses 120 dias, também será realizada a manutenção da iluminação pública em vias principais, cemitérios e praças de Belém, por meio da operação “Ilumina Belém”. Haverá, no mesmo período, ações de recuperação asfáltica em vias públicas esburacadas; mutirões de limpeza abrangendo pontos turísticos e importantes vias da cidade, como Portal da Amazônia, o Complexo Ver-o-Rio e vias como as avenidas Marquês de Herval, Visconde de Inhaúma, Duque de Caxias, Almirante Barroso e João Paulo II.
- A Prefeitura de Belém irá também, a partir desta quinta-feira, 2, realizar ações de limpeza urbana em 20 praças da cidade, com serviços de varrição, capinação, roçagem, lavagem, higienização e coleta de resíduos. Em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), 200 apenados atuarão na limpeza de cemitérios, focando em varrição, roçagem e capinação. Divididos em duas equipes de 100 pessoas, serão supervisionados por 25 policiais penais, para garantir a segurança.
Mais segurança nas praças
- A Secretaria de Zeladoria Urbana também solicitará o apoio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade para garantir a segurança, a ordem e o bem-estar nas praças e cemitérios da cidade. Essa medida procura assegurar uma maior sensação de tranquilidade para a comunidade, especialmente após a execução dos serviços de zeladoria, como limpeza, manutenção e revitalização desses espaços públicos.
- Essa parceria busca proporcionar locais seguros e organizados para o lazer, a convivência e o uso coletivo, reforçando o compromisso com a qualidade de vida e o respeito ao direito da população de usufruir de ambientes limpos, iluminados e protegidos.