Usinas da Paz somam 3 milhões de atendimentos gratuitos
Publicado Diário FMem 10/01/2025
Já consolidadas como o maior programa de promoção de cidadania no Brasil, e um dos mais abrangentes da América Latina, as Usinas da Paz alcançaram um marco em 2024, com a realização de mais de 3 milhões de atendimentos. O impacto social dessa prestação de serviços gratuitos transformou os centros de cidadania criados e mantidos pelo Governo do Pará em referências na garantia de direitos das comunidades atendidas.
Atualmente, nove Usinas da Paz estão em pleno funcionamento no Pará, sendo sete em Belém, Ananindeua e Marituba (na Região Metropolitana) e duas no sudeste do Estado, nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás. Cada unidade oferece mais de 70 serviços gratuitos em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer e capacitação profissional.
Leia mais:
- Colônia de Férias: atividades gratuitas seguem até sábado
- Governo do Pará autoriza obras da Usina da Paz de Altamira
Em cada Usina há histórias de pessoas que tiveram a vida transformada. Na Usina da Paz Antônia Corrêa, em Marituba, Jodielma Cartagenes, aluna do Curso de Customização, conta que o complexo de cidadania mudou o cenário de uma comunidade até então esquecida. “Eu acho que o projeto das Usinas da Paz é uma excelente ideia não só para Marituba, mas para todo o Estado, pois atende áreas que nos governos passados eram esquecidas. Hoje, as Usinas estão trazendo muitos benefícios para as comunidades”, diz a usuária.
No bairro do Guamá, em Belém, a moradora Rosa Silva fez em de 2024 seu primeiro curso na UsiPaz. “Este é um projeto muito bom para o bairro do Guamá porque oferece muitas oportunidades e cursos excelentes. Técnicas que aprendi, além de outros cursos que ainda pretendo me inscrever para aplicar os conhecimentos naquilo que já faço e ganhar mais renda”, ressalta Rosa Silva.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
REFERÊNCIA
Desde 2021, quando a primeira Usina da Paz foi entregue pelo Estado, já foram garantidos mais de 8,5 milhões de atendimentos.
Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, os complexos de cidadania já são referência para a população. “As Usinas da Paz têm como objetivo proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para a nossa população, garantindo atividades e cursos em áreas fundamentais para a transformação social das nossas comunidades”, ressalta a gestora.
Ampliação
Atualmente, mais 28 Usinas da Paz estão sendo construídas no Pará, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinópolis, Benevides, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci.