Combate à hanseníase: detecção precoce é fundamental
Publicado Diário FMem 20/01/2025
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, realizou na manhã de sábado (18) uma ação na Usina da Paz Terra Firme, em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase, e ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, no último domingo de janeiro.
Com o tema “Hanseníase tem cura”, o objetivo foi conscientizar a população sobre a doença, reforçar a vigilância epidemiológica e incentivar a detecção precoce de casos no bairro da Terra Firme. Entre os serviços foram ofertadas consultas dermatológicas, exames preventivos e palestras.
Leia mais:
- Sespa promove diagnóstico precoce e tratamento gratuito
- Pará reforça ações de combate à hanseníase no estado
Conforme o coordenador do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Luiz Augusto Costa, eram esperados cerca de 150 atendimentos com a equipe formada por três dermatologistas, um dermatologista hansenologista e um médico clínico.
“Essa ação do Janeiro Roxo é uma das atividades que fazem parte da programação deste mês e o objetivo maior é a detecção, a busca de novos casos ainda na sua fase precoce, no início da doença. Para isso, houve todo um trabalho anterior na semana, durante 15 dias, por meio do trabalho de divulgação feita pelos Agentes Comunitários de Saúde da área”.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
A esteticista Rosa Melo, 59, acordou cedo para aproveitar o serviço. “É muito importante termos acesso a serviços de saúde como esse. Eu estou com uma mancha na pele e vim logo me consultar. É de graça, o que é fundamental pra gente da comunidade”.
A trabalhadora doméstica Maria Eugênia Souza, 49, aproveitou o sábado para fazer exames oferecidos na Usipaz. “Acho importante ter esse serviço disponível para a população que muitas vezes não tem informações sobre a doença”.