Feira itinerante traz alimento fresquinho e preço acessível
Publicado Diário FMem 16/02/2025
Todas as sextas-feiras, moradores do bairro do Marco e arredores, em Belém, têm a opção de comprar frutas, verduras, legumes e outros itens a preços mais atrativos. A feira itinerante começa no início da tarde e segue até pela manhã no sábado, ao ar livre, na avenida Rômulo Maiorana com a travessa Antônio Baena.
Vindos de diferentes cidades do Pará e organizados no canteiro da avenida, os feirantes ainda disponibilizam alimentos como ovo, frango, queijo e tucupi, uma diversidade de produtos, tudo para garantir a renda e manter o sustento em casa. Os produtos oferecidos nas barracas são adquiridos ou cultivados por meio da agricultura familiar desenvolvida por famílias em diferentes cidades paraenses.
Leia mais:
- Senado aprova projeto de Jader de apoio agricultura familiar
- Grupo BBF reforça agricultura familiar no Pará
Do município de São Domingos do Capim, o agricultor Vando Silva, 33, todas as sextas-feiras viaja mais de 150 quilômetros com direção a Belém para vender os mais diversos produtos daquela cidade. Pitaia (15 reais o quilo), mamão (5 unidades por 10 reais), milho (5 espigas a 10 reais), pupunha (15 reais o quilo) e banana da terra (2 reais a unidade) são algumas das opções comercializadas na barraca dele, tudo da agricultura familiar. “Aqui os preços são mais em conta. Tem gente que trabalha em feiras e compra daqui pra revender depois”, explica.
De longe também veio Lili Coimbra, 30, que sai semanalmente de Mãe do Rio em uma viagem de cerca de três horas rumo à capital paraense. A rotina é feita há pelo menos três anos para trazer os produtos e colocá-los à disposição dos clientes. Quem chega na barraca da Lili encontra queijo (40 reais a peça), coalhada (20 reais dois litros), doce de leite (10 reais 200 gramas) e manteiga (12 reais 200 gramas). “São produtos feitos artesanalmente em Mãe do Rio e que os clientes gostam bastante”.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
A produtora Taianne Paiva, 38, trabalha com a comercialização de jambu (4 reais o maço) e tucupi (10 reais dois litros) produzidos no município de Santa Izabel do Pará. A feirante chega pela manhã na sexta-feira e só vai embora na manhã do outro dia, tempo que é necessário para a venda de todos os produtos que chegam de Santa Izabel. “É daqui que tiramos nossa renda trazendo toda semana”.
Consumidora da feira itinerante, a socióloga Maria Araújo, 60, mora na avenida João Paulo II e atravessa dois quarteirões justamente para conferir as ofertas e opções disponíveis. A socióloga sempre vem em busca de banana da terra, polpa de cupuaçu, farinha e ovos. De acordo com a cliente, comprar os produtos desta feira é estimular a agricultura familiar. “Eu gosto porque são produtos orgânicos e de qualidade, pois sabemos o quanto é importante para a saúde consumirmos esses alimentos”.