Famílias afetadas por ventania em Mosqueiro terão casas reconstruídas

Publicado em 07/05/2025

Na tarde desta quarta-feira (07), O ministro das cidades, Jader Filho, visitou moradores e casas atingidas pela ventania do último domingo (04), no Bairro Maracajá, em Mosqueiro, região metropolitana de Belém.

Na ocasião, Jader Filho afirmou que o Governo Federal irá trabalhar para reconstruir as casas destelhadas e prestará apoio às 40 famílias afetadas, com o início dos reparos e reconstrução das perdas que houveram no local. 

“Iremos trabalhar no que for necessário para o processo de reconstrução, dessas casas, também reparar as perdas que houveram das famílias. Mas acho que o mais importante é que as vidas foram preservadas, ninguém se machucou. Agora temos que iniciar [o processo de reconstrução] mais rapidamente até para poder dar o conforto a essas famílias”, disse o ministro.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

Além disso, o ministro comentou que o apoio as vítimas está sendo feito em conjunto com os governos estadual e municipal, assegurando o bem-estar de todos. 

“Agora é um processo conjunto. Todos estamos aqui para que a gente possa unir os esforços seja a nível do governo federal com o presidente Lula, seja a nível do governo do estado do governador Helder e da vice-governadora Hanna, e do prefeito Igor para que a gente possa dar uma solução para essas famílias”, completou.

Quem também esteve presente foi o vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, que enfatizou o ato de solidariedade e o gesto de união das três esferas governamentais em prol das famílias.

“Esse é um verdadeiro gesto de união dos três poderes para que essas famílias possam ter suas residências reconstruídas. Ficamos alegres de saber que ninguém se machucou e vamos trabalhar muito para reconstruir, a prefeitura com o aluguel social, o governo do estado com o cheque sua casa e o governo federal fazendo um bom trabalho buscando dar um resultado a essas famílias”, disse.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, as famílias estão recebendo assistências como abrigos, transportes e cadastro das vítimas. 

“Foram feitos trabalhos de vistoria nas casas, para avaliar caso a caso quais as medidas necessárias [a serem tomadas]. Nós temos aproximadamente 4 casas que tiveram sua estrutura abalada que devem ser reconstruídas pela Defesa Civil Nacional e as que tiveram pequenos abalos vão ser apoiadas pelo “Cheque Sua Casa” da Cohab do governo do estado”, comentou Vitor. 

Sobre a volta das famílias para suas casas, o superintendente comentou que irá depender do tempo de reconstrução das moradias. 

“O aluguel social é justamente para isso, para que a família fique abrigada enquanto a casa está sendo reconstruída. Essa verba vem para a compra dos materiais de construção e mão de obra. Algumas casas vão demorar um pouco mais porque tiveram um abalo maior outras mais rápido e, a medida que forem sendo reparadas, as famílias retornarão”, concluiu.

Durante a tarde, o Ministro das cidades também participou da entrega de 40 cestas-básicas para as famílias e do “Cheque Sua Casa” do Governo do Pará para auxilio às moradias. 


true

DESTELHAMENTO DAS CASAS

Cerca de 40 casas foram afetadas por um grande vendaval que atingiu o bairro do Maracajá, na Ilha de Mosqueiro, em Belém, no último domingo.

Das residências afetadas, diversas foram destelhadas e cinco sofreram danos estruturais graves ou destruição completa, e vão requerer reconstrução. 

Quase 160 pessoas foram diretamente afetadas pela destruição causada pela ventania. 


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00