Ações solidárias de natal em Belém: saiba como ajudar!
Publicado em 08/12/2024
Com o Natal se aproximando, ações solidárias se espalham com o objetivo de levar conforto e esperança às famílias em situação de vulnerabilidade. Projetos como o “Natal Solidário dos Amigos da 41” e iniciativas da ONG Pará Solidário mobilizam voluntários para arrecadar alimentos, brinquedos e outros itens essenciais, promovendo o espírito natalino em comunidades da Região Metropolitana de Belém (RMB).
A ONG Pará Solidário começou sua jornada em 2019 com um trabalho de entrega de sopas no bairro Águas Lindas, em Ananindeua. Ativo durante todo o ano, atualmente mantém o projeto de escolas de reforço na região e entre quilombolas na Alça Viária; mas as ações se intensificam no Natal. “Nossa meta, este ano, é atender 1.500 famílias, especialmente mães solo, crianças e idosos. Essas doações representam muito mais que alimentos, são gestos de acolhimento”, diz a auxiliar administrativa da ONG, Larissa Gomes, de 24 anos.
Leia mais:
- Lembrancinhas são boas opções de presente no Natal
- Papai Noel dos Correios: saiba como adotar uma cartinha
Larissa destaca a necessidade de voluntários para as festas de Natal, que incluirão distribuição de brinquedos, música e lanches. As doações podem ser feitas até o dia 22 de dezembro em pontos de coleta nos bairros Umarizal, Telégrafo, Pedreira e no município de Ananindeua, e incluem alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas e livros. A campanha acontecerá no dia 23 de dezembro em três locais: na comunidade da Alça Viária, no bairro Águas Lindas e no bairro do Jurunas.
Para Larissa, que antes também já recebeu as doações, o ato também é a representação de esperança para estas famílias. “Receber doações foi um alívio enorme para a minha família. Muito gratificante. Trabalhei muito tempo no lixão com minha tia, era muito difícil, e através do Pará Solidário a gente conseguiu a nossa ceia de Natal. Agora, para nós, é um momento muito especial, de gratidão mesmo, vendo muitas famílias sendo ajudadas”, expressou.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
UNIÃO
O “Natal Solidário dos Amigos da 41”, que já está em sua 16ª edição, reforça a importância da união comunitária. Formado por vizinhos e amigos da Cidade Nova, em Ananindeua, o grupo arrecada cestas básicas e distribui diretamente para famílias cadastradas das proximidades, que são visitadas anualmente. Este ano, a campanha mantém o foco em alcançar, pelo menos, 150 famílias.
“A cada ano, conhecemos novas histórias e vemos a importância de levar dignidade para essas pessoas. Mesmo com as dificuldades, cada doação tem um impacto gigantesco e significa uma mesa mais farta e um sorriso a mais no Natal. É isso que nos motiva a continuar”, ressalta a jornalista Andressa Ferreira, membro do projeto.
Os interessados em contribuir com os Amigos da 41 podem realizar doações até o dia 9 de dezembro, seja presencialmente em uma das casas do projeto, localizada na Cidade Nova 8 WE 41 B – nº 632, ou via PIX (pela chave: natalsolidariodosamigosda41@gmail.com). A ação será realizada no domingo que antecede o Natal, este ano no dia 22, no mesmo endereço de coleta, com um dia de lazer para as famílias do projeto.
PONTOS DE ARRECADAÇÃO
PARÁ SOLIDÁRIO (mais informações através das redes sociais, como o Instagram @parasolidario)
Horário de funcionamento das arrecadações: de 8h às 18h
Bairro Umarizal:
- Studio Tintas – rua Diogo Moia, nº 548
- Nana Store – rua Boaventura da Silva, nº 989
- Depyl Plus – rua Antônio Barreto, nº 1039
- Inter Brasil – rua Oliveira Belo, nº 122
- Restaurante Alibabá – rua Bernal do Couto, nº 238
Telégrafo:
- Marque X – travessa Djalma Dutra, nº 682
Pedreira:
- Pet Shop Amigão – tv. Vileta 1000 B
Ananindeua:
- SuperLub Autocenter – BR 316, kmO5, nº 118
Parque Verde:
- Bio Tintas – avenida Centenário, quase de esquina com Augusto Montenegro Ou nas sedes do projeto: no bairro Águas Lindas – rua 16ª, nº 8; e na sede dos quilombolas da Alça Viária, no km 20.
AMIGOS DA 41
Para contribuir ou se voluntariar, basta entrar em contato pelos telefones (91) 98098-5672 ou (91) 98117-1860, ou entregar na sede do projeto, localizada na Cidade Nova 8, WE 41 B – nº 632 – casa de Jailton e Simone Ferreira.