Aeroporto de Belém registra recorde de visitantes em 2024
Publicado em 16/12/2024
O aeroporto Internacional de Belém bateu um novo recorde neste domingo (15). Ao longo de 2024, passaram pelos terminais 3,9 milhões de passageiros. O resultado é cerca de 8% superior ao verificado no mesmo período do ano passado, quando 3,6 milhões de pessoas passaram pelo local. A marca foi celebrada pelo Ministério do Turismo.
O ministro Celso Sabino homenageou os viajantes que proporcionaram o alcance da marca, vindos de Brasília (DF) a bordo do voo 3704, da empresa LATAM Brasil. Andrya Dionísio de Brito foi a passageira símbolo do recorde de movimentação no Aeroporto, que fechará este ano com um fluxo de mais de 4 milhões de pessoas.
Sabino afirmou que esse é um momento importante para o turismo em Belém, reforçando a capacidade da cidade de receber grandes eventos. “E são justamente grandes eventos que teremos em 2025, como a COP 30, o encontro do BRICS. E hoje confirmamos aqui os grandes resultados que são fruto do esforço do governo federal em diversas áreas, como o turismo e portos e aeroportos. O turismo em nosso país esse ano quebrou muitos recordes em vários setores, e a mesma coisa ocorreu aqui com o Aeroporto de Belém, com o maior recorde de passageiros de toda a sua história”, afirmou o ministro.
Veja também:
- Boletim do turismo 2024 atesta evolução da atividade no Pará
- Governo do Pará e MTur anunciam R$ 172 milhões para Belém
- Belém vira o centro mundial do debate sobre o turismo
Acompanhado de autoridades como o secretário estadual de Turismo, Eduardo Costa, que representou o governador Helder Barbalho; Paulo Rocha, superintendente da Sudam, diretores da NOA e da LATAM, o ministro Celso Sabino recepcionou Andrya, os demais passageiros e o comandante da aeronave que os trouxe.
PARCERIAS
O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, enalteceu parcerias voltadas ao fortalecimento turístico do estado. “Esse é um marco que, sem dúvida, é resultado de esforços conjuntos e principalmente de parcerias, como a do Ministério do Turismo e do governo federal como um todo com o Pará e com Belém, que agora passa a ter relevância e, acima de tudo, excelência no receptivo dessa área tão importante na geração de emprego e renda aos operadores do turismo”, declarou Costa.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
O Aeroporto Internacional de Belém comporta até 7,7 milhões de passageiros por ano, cenário que, com a realização das adaptações necessárias, atenderá os visitantes de Belém durante a realização da COP 30 de 2025. Diariamente, o terminal realiza cerca de 100 pousos e decolagens, envolvendo 11,2 mil passageiros. São 2,8 mil operações mensais, com uma média de 330 mil viajantes atendidos.
Em maio de 2024, o aeroporto já havia registrado uma alta de 12% no fluxo de viajantes, até então o maior número da história do terminal, e no mês seguinte alcançou a marca de 420 mil passageiros, um novo recorde para junho. A quantidade é normalmente atingida em outubro, por conta das festividades do Círio de Nazaré em Belém.