Afinal, quando deve acabar o período de chuvas em Belém?

Publicado em 15/04/2025

Correria para fechar as janelas, trânsito complicado, roupas demorando para secar. Esses e outros problemas típicos do período de chuva estão causando transtornos na rotina de vida de muitos moradores de Belém. Porém, apesar das fortes chuvas registradas em abril na capital paraense, o volume total da precipitação até agora está abaixo da média para o mês.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até essa terça-feira (15), a cidade tinha registrado 189.6 mm de precipitação, valor abaixo do esperado para este o mês, de acordo com o meteorologista José Raimundo, coordenador do instituto.

“A média do mês de abril é 465.5 mm. Portanto, esse valor registrado até agora está abaixo da média esperada para Belém. A previsão é de que nós vamos continuar com chuvas de distribuição irregular, ou seja, na maioria dos dias vamos ter sol entre nuvens e até o final do mês deve somar em torno de 200 milímetros, o que é provável ficar abaixo da média esse mês de abril”, explicou o meteorologista.

Conteúdos relacionados:

Abril faz parte do trimestre de maior precipitação na região, conhecido como inverno amazônico. Porém, José Raimundo explica que a tendência é que as chuvas sejam mais presentes em áreas do litoral. Para a região metropolitana de Belém, o esperado que que a maioria dos dias tenha chuvas apenas no período da tarde.

ATÉ QUANDO CHOVE?

Ainda de acordo com o metereologista, a previsão do tempo para os próximos dias indica uma diminuição do volume de chuva na capital paraense entre os dias 15 e 21 de abril. Após esse período, a expectativa é de que as chuvas se intensifiquem novamente.

“Depois desse período de diminuição do índice de precipitação, a previsão é de que as chuvas se intensifiquem entre os dias 22 e 30 de abril”. Segundo o meteorologista, o período de mais chuvas deve terminar antecipadamente na cidade neste ano.A partir de maio, Belém deve começar a registrar menos chuvas e dias mais ensolarados, com precipitação presente mais nos finais de tardes e inícios das noites.

CAUSAS DA CHUVA

Segundo José Raimundo, a zona de convergência intertropical, principal fenômeno climático, composto por uma faixa de nuvens formada pela convergência dos ventos alísios, está posicionada acima da linha do Equador. Sendo assim, ela não está afetando o volume de chuva na capital paraense.

“Somente alguns dias possivelmente vamos ter pulsos da zona de convergência que pode causar chuvas irregulares com maior frequência e horas prolongadas na região”, explica.

Apesar do volume de chuvas ser abaixo do esperado, a população deve ficar alerta. Belém ainda lida com a questão de maré altas, que junto com as chuvas, pode provocar alagamentos em pontos da cidade.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diario In Love

00:00 04:00

AO VIVO

Diario In Love

00:00 04:00