Ativista denuncia fogo em área de proteção em Alter do Chão
Publicado em 04/11/2023
O ativista ambiental Caetano Scannavino mostrou cenas tristes em suas redes sociais. Na última sexta (03), Scannavino publicou imagens aéreas da Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão (APA Alter) em chamas.
Contéudos relacionados:
Seca avança e deixa mais 3 cidades em situação de emergência Seca muda paisagem de Alter do Chão, o “Caribe amazônico”
A APA Alter, em Santarém, Oeste do Pará, é uma das áreas de preservação mais importantes da região, abrangendo uma extensão de 16.180 hectares, que inclui o Distrito de Alter do Chão. Esta unidade de conservação foi estabelecida como a primeira do município, através da Lei Municipal nº 17.771, datada em 2 de julho de 2003.
Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Em seu post, o ativista lamentou a situação. “Alter em Chamas – de novo, fogo na Apa Alter do Chão. Lamentável, também porque sempre falamos que iria se repetir, já que os verdadeiros incendiários da região seguem impunes, queimando pra lotear terra”.
Na manhã da sexta-feira (03), a Prefeitura de Santarém emitiu um comunicado informando que estava monitorando a situação de 130 eventos de incêndio na região e que identificou 231 fontes de calor.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também se pronunciou sobre a situação. As projeções apontam precipitação mínima de chuva no município de Santarém neste sábado (4).
O Painel de Monitoramento de Queimada e Incêndio do Observatório Regional Amazônico (ORA), destacou que “da mesma forma, o Inpe prevê que o município de Santarém ainda apresentará condições favoráveis para ocorrências de incêndios nos próximos três dias”.
É importante lembrar que a região de Santarém vive uma seca histórica, evidenciada pelo nível extremamente baixo do Rio Tapajós, que atingiu a marca histórica de apenas 18 centímetros no dia 26 de outubro.
Veja o vídeo: