‘Aulão’ da Seduc reúne mais de mil estudantes em Ananindeua
Publicado em 03/11/2023
O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como ENEM, é um dos momentos mais decisivos na vida de estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior. Com um conteúdo amplo e uma abordagem que valoriza a interpretação, a resolução de problemas e a redação, a preparação para o ENEM exige tempo, dedicação e, frequentemente, um planejamento estratégico. Nesse contexto, os aulões preparatórios surgem como ferramentas valiosas para auxiliar os estudantes em sua jornada rumo ao sucesso no exame.
Mais de mil estudantes participaram do “aulão” gratuito, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta sexta-feira (3), no Campus BR da Universidade da Amazônia (Unama), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). O conteúdo foi todo voltado à primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada no domingo (5). Durante mais de cinco horas, os estudantes receberam informações e orientações dos professores do cursinho Enem Pará.
“Estou achando uma oportunidade maravilhosa. É uma oportunidade muito diferente. Está demonstrando que o Governo está se preocupando com os alunos. E aqui temos ótimos professores, que estão dando ótimas aulas. A gente não vai ter dificuldade quando chegar o Enem. Essas aulas realmente estão relembrando coisas que a gente já estudou no começo do ano. Espero conquistar uma nota boa para poder passar”, disse o estudante Rafael de Souza Wanzeler.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Aulão Solidário terá Redação e Matemática para o EnemCursinho popular oferece aulões grátis para o Enem
Cursando o 3º ano do ensino médio na rede de ensino pública estadual, Isabele dos Santos Barbosa também aproveitou a sexta-feira para relembrar conteúdos antes da primeira prova, no domingo. “É uma oportunidade incrível essa de hoje. Espero adquirir um conhecimento espetacular aqui. As aulas estão muito boas e os professores são muito atenciosos. Espero adquirir muito conhecimento para poder passar no Enem”, disse a estudante.
Durante as aulas, que foram ministradas entre 14h e 19h, no auditório principal da Unama BR, professores da rede estadual revisaram conteúdos e repassaram as últimas orientações sobre as provas. Este foi o terceiro “aulão” realizado pela Seduc, visando ajudar na preparação dos estudantes da rede pública. A ênfase foi dada às disciplinas de Ciências Humanas.
No domingo, estudantes de todo o Brasil farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o que inclui Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Redação.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Ação conjunta – Participaram da revisão os professores Diego Maia e Miguel Alves (História); Paulo André (Literatura); Bruna Galvão (Português); Alexandre Donato e Elesbão Duarte (Geografia) e Marília Pena (Redação).
“Nosso foco é um reforço voltado para os estudantes que estão fazendo o 3º ano. É uma ação conjunta da Seduc com a Sectet (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica), porque a gente também usa uma plataforma digital Enem 2.0, que conta com mais de 1.500 aulas. Em paralelo a isso, também tem nossos cursinhos presenciais em todas as Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, com os cursinhos que funcionam no turno da tarde e da noite. Também abrimos outro cursinho presencial na Escola Dom Pedro II, que tem mais de mil estudantes. Nossa ideia foi ampliar isso ainda mais em relação ao ano passado. A gente está recebendo aqui mais de mil estudantes, que se inscreveram para esse ‘aulão’ final. A gente vem acompanhando eles desde o início do ano, com resumo teórico, resolução de exercícios, dicas importantes, estratégia de prova, coisas que são importantes nesse momento”, informou o professor Diego Costa, coordenador do cursinho Enem Pará, da Seduc.
Transporte gratuito – Pelo terceiro ano consecutivo, todos os estudantes paraenses que farão as provas do Enem nos dias 5 e 12 de novembro, terão direito à gratuidade no transporte coletivo urbano, mediante apresentação do cartão Passe Fácil Estudantil. O incentivo foi anunciado pelo governador Helder Barbalho, em suas redes sociais, na última terça-feira, 31 de outubro.
O Pará tem 229.179 candidatos inscritos no Enem 2023, o maior número no Norte do Brasil, distribuídos por 614 locais de provas, em 79 municípios paraenses.
Serviço: Enem 2023 – 5 de novembro – 1º dia
Abertura dos portões: 12 h
Fechamento dos portões: 13 h
Início das provas: 13h30
Saída com caderno de questões: 18h30
Término das provas 1º dia: 19 h