Bando usa explosivo em tentativa de assalto a banco no Pará
Publicado em 09/03/2024
Muito comum no interior do Estado, sobretudo nas cidades que são cortada por estradas, assaltantes de banco “tocam o terror” em agências bancárias e até mesmo batalhões de polícia, sempre armados até os dentes, inclusive com explosivos. Um cenário que preocupa a população desses pequenos municípios.
A Associação dos Funcionários do Banpará (Afbepa) foi informada de que, nas primeiras horas desta sexta-feira (8), ocorreu uma tentativa de assalto na agência do Banpará em Conceição do Araguaia, no sudeste paraense. O bando, composto por três criminosos, abordou o gerente geral em sua residência e, sob intensa ameaça, inclusive com o uso de explosivos, o coagiu a buscar uma quantia expressiva em dinheiro na unidade bancária.
Relatos de testemunhas detalham ainda que os criminosos estipularam um prazo de duas horas para que o gerente geral trouxesse o montante em dinheiro e, a fim de facilitar o roubo, lhe entregaram um celular para que o funcionário pudesse manter comunicação contínua com os assaltantes. O bancário chegou a dirigir-se à unidade, mas ao chegar lá, outro colega já estava preparando a agência para abrir as portas.
Conteúdo relacionado:
Vídeo: bandidos “fazem a limpa” em parada de ônibus em BelémSargento da PM é morto a tiros em Águas LindasVídeo: mercadinho escondia comércio de armas em Barcarena
Desconfiado, a Polícia Civil e Militar foram chamadas e realizaram o cerco à agência do Banpará no município. Além disso, uma equipe especializada em desativação de explosivos chegou ao local para neutralizar os artefatos que estavam no corpo do gerente geral. Devido a ação rápida, os policiais já efetuaram a prisão de um dos três envolvidos nessa tentativa criminosa, enquanto outro suspeito morreu durante torca de tiros e o outro fugiu, segundo informações da Segup.
Uma 4ª pessoa chegou a ser detida, ouvida e liberada após confirmação que não teve participação na ação criminosa.
Uso de explosivos
Essa modalidade de assalto conhecida como “sapatinho” envolve ameaças, intimidações e, por vezes, ações violentas, com utilização de dinamite, visando forçar a vítima a entregar uma quantia em dinheiro, muitas vezes em troca de sua segurança ou da segurança de familiares do funcionário. Esse tipo de ação criminosa tem ocorrido, principalmente, em cidades do interior do estado.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Nota
Diante desse evento, a Afbepa continuará monitorando o desdobramento desse caso com o intuito de oferecer total apoio aos funcionários(as), fornecendo suporte, orientação e, se necessário, acompanhamento psicológico. Apesar dos criminosos não terem conseguido levar o dinheiro, fica nesse caso o trauma dos bancários que sofreram fortes ameaças.