Belém: Jornalistas lançam livros em congresso de comunicação
Publicado em 08/11/2023
As jornalistas Grazielle Albuquerque, Fabiana Moraes, Cristina Serra, Juliana Dal Piva e Patrícia Marins, destaques no XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), lançam obras inéditas na programação, que refletem sobre temas como política, comunicação corporativa, humanização e diversidade.
O Conbrascom ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em Belém.
Na quinta-feira (9), uma noite de autógrafos com um coquetel oferecido aos participantes inscritos no congresso apresentará as obras. O evento ocorre em parceria com o portal jurídico Migalhas. Na ocasião, a empresa realizará sorteios de obras originais da editora Migalhas, tais como Liberdade de Imprensa (Libero Badaró); Manual de Redação Jurídica (José Maria da Costa); A Vida, o Direito e algumas Ideias para o Brasil (Luís Roberto Barroso); e Migalhas de Rui Barbosa – Vol. I e II (Organização: Miguel Matos).
“Há anos o Migalhas é participante do Conbrascom, e é com grande honra que nos unimos agora como parceiros neste, que é um evento tão significativo para os profissionais da comunicação jurídica. Estamos entusiasmados com este encontro, especialmente neste ano em que o congresso abraça temas tão sensíveis e relevantes para o nosso país”, destaca Juliana Prado, jornalista do portal Migalhas.
O Conbrascom é uma realização do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e tem apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (AM/PA) e do TJPA.
Conheça as obras:
“Da lei aos desejos – O agendamento estratégico do STF” – Grazielle Albuquerque
“Da lei aos desejos – O agendamento estratégico do STF” aborda a trajetória de exposição do Supremo Tribunal Federal (STF) e ajuda a compreender o dia 8 de janeiro deste ano, data marcada por ataques anti-democráticos ao poder judiciário.
A obra é resultado da pesquisa de doutorado da jornalista e cientista política Grazielle Albuquerque. Atualmente, Grazielle é colunista do Le Monde Diplomatique Brasil e realiza seu pós-doutorado no Programa de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também é professora do mestrado em Avaliação em Políticas Públicas.
“Muito além do media training – O porta-voz na era de hiperconexão” – Patrícia Marins e Miriam Moura
A obra reflete sobre o papel do media training como parte do processo de transformação das instituições e empresas e do posicionamento delas perante à sociedade. Patrícia Marins e Miriam Moura trazem entrevistas, dados e conhecimento de quem já atua há décadas na capacitação de mais de 12 mil porta-vozes e líderes de todas as áreas.
Em “Muito além do media training – O porta-voz na era de hiperconexão”, elas compartilham experiências, aprendizados, técnicas, ações e estratégias essenciais para quem trabalha com comunicação corporativa.
Conteúdo relacionado
Ceasa realiza ação social voltada à campanha Novembro AzulComunidade realiza Festividade da Divina ProvidênciaEstado autoriza a construção de mais cinco unidades da PM
“A pauta é uma arma de combate – Subjetividade prática reflexiva e posicionamento para superar um jornalismo que desumaniza” – Fabiana Moraes
O livro analisa o discurso jornalístico sobre grupos sociais historicamente oprimidos, partindo do entendimento do jornalismo como partícipe de narrativas que transformam diferenças em desigualdades, como racismo, misoginia e outras formas de “outrofobia”. Para isso, Fabiana Moraes investiga caminhos de ruptura com os modos colonizados pelos quais o jornalismo atua desde o século 19.
Em um esforço para aproximar teoria e prática, o livro apresenta três reportagens de Fabiana publicadas no Jornal do Commercio do Recife: “A vida é Nelson” (2012); “Ave Maria” (2013); e “Casa grande & senzala” (2013). A autora se propõe a analisar os trabalhos uma década após sua publicação original, fazendo uma autocrítica e narrando com proximidade afetiva os bastidores dessas reportagens.
“O nascimento de Joicy” – Fabiana Moraes
O livro trata da temática da transexualidade. Conheça a saga de Joicy, ex-agricultora do agreste pernambucano, que busca o serviço público de saúde para uma cirurgia que mudaria seu corpo e sua vida. Fabiana Moraes traz, ainda, as dores, o suor, o assombro e a alegria de produzir a reportagem, publicada sob polêmica e aclamação em abril de 2011, e expõe a complicada relação com sua personagem.
A autora nasceu no Recife. É jornalista, documentarista e professora pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (campus Agreste).
“Nós, sobreviventes do ódio” – Cristina Serra
“Nós, sobreviventes do ódio” reflete sobre o momento considerado mais mais tenebroso do Brasil contemporâneo. Reúne 224 crônicas que combinam a chegada da extrema direita ao poder com Jair Bolsonaro, e avançam até 2023, com o início do novo governo de Lula e a tentativa de golpe no 8 de janeiro. A obra alerta para crimes cometidos no governo Bolsonaro.
A jornalista paraense Cristina Serra trabalhou em algumas das redações mais importantes do país, como “Jornal do Brasil”, “Veja” e Rede Globo. Na TV, foi repórter no Rio de Janeiro e em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do “Programa do Jô”. É colunista da “Folha de S.Paulo”. “Nós, sobreviventes do ódio” é o seu quarto livro.
“O negócio de Jair – A história proibida do clã Bolsonaro” – Juliana Dal Piva
A obra desvenda o passado secreto da família do ex-presidente Jair Bolsonaro. Juliana Dal Piva parte do escândalo das rachadinhas exposto pelo caso Queiroz, a partir de dezembro de 2018, para contar uma história que remonta à entrada de Bolsonaro na política na década de 1990: o esquema de corrupção conhecido entre os participantes como o “Negócio do Jair”.
Resultado de mais de três anos de apuração, baseado em depoimentos exclusivos, cópias sigilosas dos autos judiciais, mais de cinquenta entrevistas, mil páginas em documentos, vídeos e gravações de áudio, a autora demonstra como, à sombra dos grandes esquemas partidários, o clã acumulou milhões de reais e construiu o projeto político que conduziria o chefe da família ao posto mais alto da República.
Quer saber mais notícias de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Programação
O XVII Conbrascom inclui palestras e painéis com a presença de profissionais renomados e referências nacionais nas áreas da comunicação e do poder judiciário.
Confira a programação completa:
08/11
18h – Credenciamento19h – Mesa de abertura20h – Palestra de abertura: “A comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições”, com Cristina Serra
09/11
9h – Painel: “Debate Oito de janeiro e o trabalho da comunicação das instituições”, com Grazielle Albuquerque e Juliana Dal Piva10h30 – Intervalo11h – Painel: “Debate Paz, justiça e instituições eficazes: como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16”, com Patrícia Marins e Fábio Castro12h30 – Intervalo14h – Votação e mostra de casesComunicação InternaFotografiaMídia AudiovisualMídia DigitalMídia Radiofônica15h – Intervalo15h30 – Votação e mostra de casesMídia SocialProjeto/Campanha Institucional de Interesse PúblicoPublicação Impressa EspecialRelacionamento com a MídiaReportagem EscritaVídeo Institucional17h30 – Painel: “Amazônia: a pauta é uma arma de combate”, com Fabiana Moraes da Silva e Thuane Rodrigues Nascimento19h – Coquetel de lançamento de livros
10/11
9h – Reuniões setoriais12h – Intervalo14h – Palestra de encerramento: “O acesso à justiça e os caminhos da comunicação”, com Rodrigo Haidar15h30 – Intervalo16h – Plenária20h – Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça