Belém recebe a mostra “A Cinemateca é Brasileira”
Publicado em 05/03/2024
Belém, será palco de uma experiência cinematográfica única. A partir do dia 11 até o dia 21 de março, o Museu da Imagem e do Som, localizado no Centro Cultural Palacete Faciola, abre suas portas para receber a mostra A Cinemateca é Brasileira. Essa iniciativa, parte do Projeto Viva Cinemateca, promete trazer aos paraenses uma seleção especial de 19 filmes que marcaram a história do cinema nacional, tudo isso de forma gratuita.
A mostra é uma jornada pelo rico panorama audiovisual brasileiro, que através de sua passagem pelo país, busca estreitar laços com instituições culturais e apresentar ao público uma parte significativa da produção cinematográfica do Brasil. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Shell e o copatrocínio do Itaú, esta mostra é um verdadeiro presente para os fãs da sétima arte.
A curadoria, sob a responsabilidade de Marco Antônio Moreira, promete uma experiência que transcende diferentes épocas e estilos cinematográficos, proporcionando um verdadeiro mergulho na diversidade e na riqueza do cinema brasileiro ao longo dos anos. Esta mostra itinerante já passou por diversas cidades do Brasil, e agora chega a Belém com uma seleção cuidadosamente escolhida para emocionar o público.
Conteúdo relacionado:
Amazôniaflix: Cinema da Amazônia gratuito e em poucos clicks“Nosso Lar 2” alcança a marca de um milhão de espectadores“Minha Irmã e Eu” faz 2 milhões de espectadores após um mês
Além das projeções dos filmes, a mostra trará também eventos especiais, como a exibição do filme “Cabra Marcado Para Morrer”, do renomado cineasta Eduardo Coutinho, seguida de uma conversa sobre restauro com Rodrigo Mercês, gerente de laboratório de imagem e som da Cinemateca. Outro destaque é a projeção do clássico “Limite”, que será acompanhada de uma performance musical ao vivo de Paulo José Campos de Melo.
“O Instituto Cultural Vale está ao lado da Cinemateca por entender a importância da casa da produção audiovisual brasileira, uma das maiores instituições do gênero no mundo, que preserva, também, um retrato da nossa própria identidade. Por isso, atuamos, juntos, em iniciativas pela sustentabilidade e modernização do espaço e pela salvaguarda de seu acervo, em especial, a coleção de filmes em nitrato de celulose”, declara Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Para participar da mostra A Cinemateca é Brasileira, basta comparecer ao Museu da Imagem e do Som uma hora antes do início de cada sessão e retirar seu ingresso gratuitamente. Esta é uma oportunidade para os cinéfilos de Belém e região se aproximarem da riqueza cultural e histórica do cinema brasileiro.
Quer mais notícias de Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Não perca a chance de vivenciar essa experiência única e se encantar com os grandes clássicos e obras-primas do cinema nacional. A mostra A Cinemateca é Brasileira é um convite para todos aqueles que desejam explorar e celebrar a diversidade e a criatividade do cinema brasileiro.
Confira a programação:
11 de março, segunda-feira
– 19h30: BACURAU
12 de março, terça-feira
– 17h30: SÃO PAULO, A SINFONIA DA METRÓPOLE
– 19h30: JECA TATU
13 de março, quarta-feira
– 19h: ILHA DAS FLORES
– 19h30: CABRA MARCADO PARA MORRER
14 de março, quinta-feira
– 17h30: CINCO VEZES FAVELA
– 19h30: CIDADE DE DEUS
15 de março, sexta-feira
– 17h30: A HORA DA ESTRELA
– 19h30: MARTE UM
16 de março, sábado
– 17h30: CARNAVAL ATLÂNTIDA
– 19h30: O CANGACEIRO
17 de março, domingo
– 17h30: O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
– 19h30: À MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA
18 de março, segunda-feira
– 17h30: MACUNAÍMA
– 19h30: DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
19 de março, terça-feira
– 17h30: O PAGADOR DE PROMESSAS
– 19h30: DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
20 de março, quarta-feira
– 19h30: CENTRAL DO BRASIL
21 de março, quinta-feira
– 19h: LIMITE (Acompanhamento musical de Paulo José Campos de Melo)