Belém recebe alerta de chuvas fortes e alta da maré nos próximos dias
Publicado Diário FMem 22/05/2025
A região amazônica é conhecida pelo seu clima único, com alta umidade e constantes e fortes chuvas que já fazem parte da rotina das cidades, como acontece na capital paraense, até mesmo fora do período conhecido como “Inverno Amazônico”.
Entretanto, a combinação de chuvas intensas com períodos de maré alta levaram a Prefeitura de Belém a emitir um alerta à população sobre as condições meteorológicas adversas nos próximos dias. Afinal, a junção de tais fenômenos podem levar a alagamentos em algumas áreas baixas da cidade.
Leia também
- Doca ganha comportas para conter enchentes em Belém. Veja como funcionam!
- Cheia dos rios deixa 18 cidades do Amazonas em emergência
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma pancadas de chuva diárias até o próximo sábado (23). Segundo o órgão, a situação atingiu o ápice de risco na última terça-feira (20), com precipitações intensas no período da tarde e noite.
Quer receber mais notícias do Tempo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
A previsão aponta ainda chuvas fortes durante manhã, tarde e noite, até a sexta-feira (23). A intensidade prolongada das precipitações eleva significativamente o risco de alagamentos, o que reforça a atenção da população para evitar áreas afetadas.
Maré alta em Belém
A coincidência temporal entre chuvas e maré alta agrava a situação. O Portal Tábua das Marés indica marés elevadas entre esta sexta-feira (23) e a próxima quinta-feira (29), com picos máximos nos dias 25, 26 e 27.
Projeto “Belém Limpa” promove ações contra alagamentos
A gestão municipal segue a implementação de medidas estruturais para minimizar impactos climáticos. As intervenções incluem obras de microdrenagem, macrodrenagem e programa extenso de limpeza e desobstrução de canais.
O Projeto “Belém Limpa”, coordenado pela Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), já apresenta números expressivos:
- 130 mil toneladas de lixo retiradas dos canais desde o início da gestão;
- 50 dos 64 canais da cidade já receberam intervenções;
- Mais de 80% do sistema de drenagem natural coberto pelo projeto.
A Sezel intensifica o mapeamento de pontos críticos e realiza serviços especializados de drenagem. As ações incluem:
- Limpeza de galerias subterrâneas;
- Desobstrução de caixas de drenagem;
- Manutenção preventiva do sistema pluvial urbano.
Inclusive, uma das obras mais recentes deste projeto foi entregue no último domingo (18), em uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Belém, com o saneamento e urbanização do canal Cipriano Santos, no bairro Terra Firme.
Esta obra integra o projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e representa avanço importante para eliminar alagamentos na capital paraense.
Ainda assim, a Prefeitura orienta precauções básicas, além de atenção especial direcionada a moradores e comerciantes de áreas suscetíveis a alagamentos.