Campanha contra a poliomielite vai até 14 de junho
Publicado em 29/05/2024
Vai até 14 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, com meta de vacinação de 95% do público-alvo, cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos. Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibiliza a vacina em mais de 50 postos de vacinação, das 8h às 17h. O dia 8 de junho marca o dia “D” de mobilização para a vacinação.
O intuito é reduzir o número de não vacinados e o risco de reinserção do poliovírus em território nacional, além de reforçar a importância da erradicação da doença. A vacina é a única medida de prevenção contra a poliomielite, doença que causa a paralisia infantil. Durante a campanha estarão disponíveis a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) e Vacina Oral contra Poliomielite (VOP).
“A poliomielite é uma doença infectocontagiosa completamente evitável. Ela acomete principalmente crianças e um dos sintomas mais contundentes é a paralisia infantil. Se acometida, essa criança vai ser uma pessoa incapacitada para o resto da vida. A única forma de evitar a paralisia infantil é com a vacina. Nós temos uma arma poderosa na mão. Quem vacina não tem paralisia infantil”, afirma Nazaré Athayde, coordenadora de Imunizações da Sesma.
Conteúdos relacionados:
Pronto-Socorro da Augusto Montenegro faz primeiras cirurgiasBronquiolite em bebês: Anvisa autoriza o registro de vacina
Desde 2016, as coberturas vacinais têm registrado queda progressiva. Nesse mesmo ano o Brasil apresentou cobertura de 84,4% contra a polio, tendo os menores índices durante os anos da pandemia, com destaque para 2021, quando chegou a 71% de cobertura vacinal.
Em Belém, essa realidade não é diferente. Em 2016, foram 65,13% do público-alvo vacinado, contra 58,5% no ano passado. Essa realidade pode levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando a reintrodução do poliovírus, já eliminado em 1994.
Segundo Nazaré Athayde, o Ministério da Saúde deve iniciar o processo de transição do esquema de vacina contra a poliomielite, quando passará a ser administrada apenas a vacina inativada (VIP), injetada pela via intramuscular. Por isso, a meta é imunizar com a vacina oral (gotinha) mais de 57,4 mil de crianças de 1 a 4 anos de idade.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde de Belém e apresentar a caderneta de vacinação da criança. No próximo dia 8 de junho será realizado o dia D da Vacinação, em que mais de 150 postos de saúde estarão abastecidos com as vacinas previstas no Calendário de Vacinação.
PROCURA
Ontem (28), foi o segundo dia de realização da Campanha contra a Poliomielite. Em Belém, pais e responsáveis levaram as crianças menores de 5 anos para se imunizar. Para deixar a caderneta de vacinação totalmente atualizada, Liliane Souza, 37, levou o filho de 1 ano e 8 meses para se vacinar contra a poliomielite.
“Eu já vinha trazer ele pra tomar as vacinas de acordo com o calendário da idade, vi a campanha e decidi que ele tomaria a vacina contra a poliomielite. Eu sempre deixo a caderneta atualizada porque eu já trabalhei na área da saúde e a gente vê muitas crianças com vários tipos de doenças, às vezes por um atraso na vacinação. Manter em dia as vacinas das nossas crianças é de suma importância para ter uma infância prevenida”, afirma a assistente social.
Para Erica Gonçalves, 38, a vacinação em dia previne complicações na saúde das crianças a longo prazo. “Tô fazendo o reforço de todas as vacinas e essa vai entrar também”, disse a advogada.
Segundo a técnica em enfermagem Patrícia André, 35, a erradicação da doença deve ser priorizada. “É essencial porque algumas doenças já foram erradicadas e o risco de voltar sem a vacinação é grande. Então, é preciso vacinar as crianças para que essas doenças não voltem”.
SERVIÇO
ESQUEMA VACINAL
VOP- Vacina oral contra poliomielite: Dose extra (gotinha) para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, mesmo com a vacina em dia.
ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA
VIP- Vacina inativada contra poliomielite: Para bebês de até 1 ano com esquema incompleto de 3 doses aos 2, 4 e 6 meses.
Onde tomar: nas unidades básicas de saúdeQuando: de 27 de maio a 14 de junhoDias: de segunda a sextaHorário: de 8h às 17hQuem pode tomar: crianças menores de cinco anosQuais são as vacinas: vacina inativada da poliomielite (VIP) e a vacina oral contra a poliomielite (VOP)O que levar: caderneta de vacinação