Carreata celebra Sant’Ana e São Joaquim
Publicado em 22/07/2024
A Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, localizada entre as ruas Manoel Barata e Padre Prudêncio, em Belém, está em festa. Em homenagem aos padroeiros dos avós, foi realizada uma carreata ontem, 21, em ruas do centro comercial. O evento marca a abertura da festividade que se estende até o próximo dia 26. Durante os seis dias, haverá uma programação diversa, com missas, novenas e arraial.
Sant’Ana e São Joaquim são os pais de Maria e avós de Jesus Cristo. De acordo com o cônego da paróquia, padre Antônio Beltrão, a devoção no local começou na década de 1960. “Temos fotos guardadas da festividade de Sant’Ana desse período. E, ao longo do tempo, a gente continua prestando essa homenagem. A carreata abre o período de festividade e a partir desta semana, de segunda até sexta, teremos novenas, às 11 horas, e missa, ao meio-dia, além de um arraial na frente da igreja com vendas de produtos religiosos e de comidas típicas”.
Conteúdos relacionados:
Municípios do Pará recebem R$ 62 milhões de FPMUsiPaz Ananindeua oferece lazer para a comunidade em julho
Na próxima sexta-feira, a programação encerra com a missa da gratidão, que reúne todas as paróquias da região Sant’Ana. “A missa ocorrerá às 17 horas quando a gente agradece a Deus por mais um momento forte que a gente viveu. Este ano, o Papa Francisco pediu que fosse um ano da oração em preparação para o ano que vem, chamado ‘Ano jubilar’, que representa para nós, católicos, o momento em que toda a igreja no mundo inteiro se prepara em oração”, disse.
Com o tema “Como Sant’Ana e São Joaquim, dizemos ao Pai: Seja feita a vossa vontade”, a festividade rememora um trecho da oração do Pai-Nosso. “Assim como Maria disse, ‘eis aqui a serva do Senhor’, os pais dela também disseram sim a Deus. Eles eram estéreis e foram agraciados para serem os pais de Maria e esta foi preparada para ser a mãe de Jesus Cristo. Então, envolve toda essa questão da família, a importância dos avós, porque eles são os padroeiros dos avós, a sabedoria e a tradição deles na igreja”.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Devoção
A aposentada Maria do Carmo, 78, é devota de Sant’Ana há mais de 49 anos. Sua primeira graça foi quando engravidou do primeiro filho. Ao saber da gestação, logo se apegou com a santa para pedir saúde ao primogênito. “Eles são uns santos maravilhosos que derramam muitas graças na minha vida. São várias bênçãos. Tive problema de saúde e pedi a intercessão dela para a minha cura. A minha fé neles também me ajudou quando tive meu primeiro filho. Eu não sabia que estava gestante e quando fui fazer exames de rotina, recebi o resultado positivo e fui logo na igreja pedir muitas graças e realmente ela já me deu muitas”, comentou Maria do Carmo que tem outros dois filhos.
O administrador Rinaldo da Silva, 58, participou da carreata. “Eles remetem a Jesus, que é o nosso centro de tudo. É uma devoção muito interessante porque nos faz pensar na construção da família e isso nos causa identificação”.