Circo Nós Tantos leva atraçoes e oficinas ao Pará e Amapá
Publicado em 02/05/2024
A Companhia Circo Nós Tantos está circulando desde o mês de abril e segue até o mês de junho percorrendo a Região Metropolitana de Belém e várias localidades de Macapá com os projetos Circolando e Intercâmbio Cultural “Circo Nós Tantos 14 anos”.
Nesta sexta-feira (03), na Escola São José- Ilha Grande, às 9h horas, vai ter a apresentação do espetáculo “Vira Peixe”. A trupe ainda vai passar por Benevides, Ilha das Onças e a cidade de Macapá. A ideia é descentralizar o acesso à cultura através do teatro de rua e principalmente do circo.
O espetáculo “Vira Peixe” faz parte do projeto Circolando, fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Circo e pelo Edital de Circo – Lei Paulo Gustavo. O integrante da trupe “Circo de Nós Tantos” , Yure Lee, explica como “Virar Peixe!” têm influência de ser amazônida , “ele foi pensado no sentido de aproveitar um pouco de elementos da nossa Cultura, como os sons da natureza , do nosso cotidiano. A gente brinca com o nome de objetos e de animais da nossa cultura, por exemplo”, explica Yure. O espetáculo começa com dois palhaços chegando no porto de barquinho, de rabeta, ao som do popo-popo.
No projeto Intercâmbio Cultural dois espetáculos serão apresentados. “Virar Peixe” e “Circo e carimbó 3.0”. O objetivo do edital de intercâmbio de fluxo contínuo 2023 do MINC é permitir a troca de saberes e experiências entre artistas e produtores das diversas regiões do país. Como Macapá é um estado vizinho, na região norte amazônica, o grupo “Circo Nós Tantos” recebeu o convite de participar da programação do II ENCANTO AMAPAENSE DE CIRCO e que vai acontecer entre os dias 13 e 18 de maio em Macapá.
Atualmente a trupe “Nós Tantos” conta com 8 integrantes, na equipe técnica tem Yan Almeida, Libras e Cenografia, Klewerson Lima, fotografia e audiovisual. No espetáculo Circulando “Virar Peixe” em cena temos Yure Lee, Gabi Alcântara e o mágico Dalton Campos. Já em “Circo e Carimbó 3.0” contamos com a presença de Rodrigo Ethnos, Diego Vattos Lapercussa, Luany Guilherme e também de Yure Lee e Gabi Alcântara.
Além dos espetáculos que serão apresentados, o grupo também ofertará oficinas sobre técnicas circenses, sobre ritmos como o carimbó e também bate-papo sobre a prática do circo na Amazônia.“Todas as nossas atividades foram pensadas para serem executadas em áreas com população mais carente. Elas têm o objetivo de trabalhar a questão da reciclagem, porque nós ensinamos a construir alguns brinquedos circenses utilizando sacos plásticos, papel, papelão “, explica Gabi,
Histórico
Por volta dos anos de 2007-2008 Yure Lee e o irmão, Ykaro, faziam malabarismo nas ruas de Belém para se manterem na faculdade. Em 2010 fundaram a Companhia de Circo Nós Tantos com Cled Cardoso (in Memoriam). Desde então, muitas aulas com inúmeros artistas de rua e artistas de circo, curso de formação em circo social oferecido pelo Circo Laheto e Cirque du Soleil. Realizaram circulação de espetáculos e oficinas por bairros periféricos e comunidades em vulnerabilidade socioeconômica. Participaram de diversos festivais e montaram vários espetáculos com o Circo Nós Tantos: como “Um tantinho de nós tantos”; “Remontagem – Um tantinho de nós tantos: de volta para minha trupe”; “O espetáculo de um homem só”; “Circo e Carimbó”; “Reisado Aéreo”; “Redescobrindo a graça”; “Circolando”; “Circolando Virar Peixe”). O grupo já participou de vários eventos importantes como: Festival Pixirum da Secult-PA; Festival de Teatro Infantil de Marabá; XX Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo (CE); Festival InSollus Tucujus (AP); Festival de Circo de Taquaruçu em Palmas-TO; E receberam diversos prêmios como: Agente Jovem do Ministério da Cultura; Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo; Seiva Pauta Aberta da FCP-Secult-PA; Pauta Livre da FCP-Secult-PA; Prêmio de Teatro da Lei Aldir Blanc; Prêmio Preamar da FCP-Secult-PA; Prêmio de Arte e Cultura da FCP-Secult-PA; Prêmio Aldir Blanc Juventude Ativa; Prêmio Aldir Blanc Mostra Sesc-PA; Prêmio de Circo Paulo Gustavo – Pará 2023; Funarte Retomada 2023.
Agenda Circolando – Virar peixe
☆Escola São José- Ilha Grande:
* Espetáculo: 03/05 -9h
☆29/05 – Ilha das onças
* Oficina as 8h
* Espetáculo as 10h
☆Terra Cabana/MST – Benevides:
* Oficina: 01/06
* Espetáculo: 02/06
Circo nós tantos 14 anos
🔺SEGUNDA-FEIRA 13 de maio
Manhã e tarde, entrevistas. A noite apresentação do “Circo e Carimbó” e rodas de conversa sobre produção com grupos locais.
🔺TERÇAFEIRA 14 de maio
Intercâmbio cultural
Local sede da companhia Tucuju
(Zona norte de Macapá)
Abertura de processo do espetáculo “O Marabaixo de Romeu e Julieta”
🎪 II ENCANTO AMAPAENSE DE CIRCO
🔺QUARTA-FEIRA 15 de maio
Escola pública municipal
Sessões manhã e tarde.
Atrações locais e Circo Nós Tantos
(Sugestão Jhou: Circo e Carimbó)