Círio do TRT contra o trabalho infantil ganha apoio
Publicado em 20/09/2024
Um encontro de artistas paraenses ocorreu ontem no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). Eles se uniram em apoio à campanha do Círio 2024 do TRT-8. A finalidade desse encontro é fortalecer os esforços na luta contra o trabalho infantil.
“Estamos convidando os artistas do Pará para se juntarem a nós e, por meio de suas vozes, ampliarmos ainda mais o impacto de nossa campanha. Historicamente, essa campanha já possui um grande alcance, mas reconhecemos o poder que os artistas exercem. Por isso, hoje eles estão aqui para se unir a essa causa. Já contamos com a adesão de mais de 20 artistas que concordaram em nos apoiar, e hoje se reúnem para formalizar essa parceria com a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Protetivo do nosso tribunal”, esclarece a coordenadora da Campanha do Círio, juíza do trabalho Vanilza Malcher.
Conteúdos relacionados:
Círio Fluvial 2024: veja as regras para participarÚltimos dias de inscrição para voluntário da Cruz Vermelha
A desembargadora Maria Zuíla Dutra ressalta a relevância da atuação dos artistas na campanha. “Isso é fundamental, pois, como já comentamos, eles exercem uma representatividade significativa na sociedade. Assim, suas declarações tendem a gerar um impacto extremamente positivo; temos plena convicção disso. Por isso, o envolvimento deles na campanha do Círio de 2024 é tão importante”, afirmou.
A campanha oficial teve seu início no dia 11 de setembro e adota o lema: “Com Maria, em ação e oração, por um Brasil sem trabalho infantil.”
A compositora e cantora Sandra Duailibe afirma que estará sempre disponível para apoiar iniciativas voltadas à saúde, ao bem-estar e ao respeito. “Esse projeto, liderado pela doutora Vanilza há muitos anos, é uma luta fervorosa contra o trabalho infantil. Os dados são alarmantes. É inacreditável que em nosso país, recheado de amor, alegria, arte e música, com carnaval e futebol, testemunhamos crianças sendo submetidas as condições de trabalho absurdas, exploradoras, injustas e desiguais Portanto, é fundamental lutarmos juntos em defesa da saúde, da educação, da arte, da cultura e, acima de tudo, pela erradicação do trabalho infantil”, declarou.
Quer saber mais notícias do Círio de Nazaré? Acesse nosso canal do Whatsapp
O cantor e compositor Pinduca, reconhecido como o rei do carimbó, também se solidariza com a causa. “Quero deixar claro que apoio plenamente essa campanha como artista. É importante para mim participar deste evento, pois respaldo a proposta da diretoria. Estarei presente para fazer o que for necessário na luta contra o trabalho infantil”, disse.
Vanilza Malcher compartilhou detalhes sobre a participação do TRT no Círio de 2024. “Neste ano, nossa atenção se voltará especialmente para o dia do traslado, que é quando os estudantes das escolas públicas se mobilizam e ocupam as ruas durante todo o trajeto. Os alunos deste ano serão os verdadeiros protagonistas da campanha e, como parte dela, também implementamos uma ação cultural, um concurso em que os estudantes criaram cataventos sustentáveis”, explicou.
“Premiaremos um estudante de cada escola como o detentor dos melhores cataventos. No entanto, a culminância do evento ocorrerá no tribunal, onde contaremos com a colaboração de artistas para selecionar um único vencedor que receberá um celular como prêmio”, conclui.
Manhã dos Eleitos para crianças com deficiência
Neste sábado, 21, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realizará a “Manhã dos Eleitos” na Casa de Plácido, a partir das 8h. A iniciativa tem como foco a evangelização e acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência, atendendo 60 jovens de duas instituições: o Abrigo Especial Calabriano (URE-REI) e a Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (Apae). A programação começará com a recepção dos participantes, que receberão camisas do evento, um kit de lanche e brindes. As atividades incluirão arremesso de latas, pinturas faciais, decoração de cartazes do Círio e uma excursão ao Museu Memória de Nazaré, proporcionando experiências sensoriais.
Uma das novidades será a oficina de brinquedos de miriti em parceria com o TCE, onde as crianças poderão pintar barcos que serão posteriormente expostos. Também haverá um recreador infantil, um aulão de fitdance e um circuito psicomotor para estimular os jovens.