“Círio na Estação” tem programação cultural gratuita
Publicado em 05/10/2024
O mês de outubro tem um gostinho mais que especial para os paraenses, já que no segundo domingo do mês, as ruas da cidade de Belém são tomadas por uma multidão de pessoas que acompanham o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Além das celebrações oficiais que o momento traz, diversas programações culturais acontecem durante o momento e, nesse cenário, a Estação das Docas traz mais uma edição do Projeto “Círio na Estação”, com diversas atrações gratuitas que seguem até o dia 31 de outubro.
O diretor da Organização Social Pará 2000, Ruan Rocha ressaltou que o projeto “Círio na Estação” é uma execlente oportunidade para mostrar a riqueza e a potência que o Pará tem. “Cada edição do ‘Círio na Estação’ é especial, pois nos dedicamos para celebrar esse evento religioso, assim como dar continuidade ao papel do complexo em ser vitrine da cultura local, mostrando a potência cultural do Estado, tanto para os paraenses quanto para turistas que visitam a nossa cidade neste período. Este ano expandimos as parcerias para ofertar ainda mais programações ao público. Espero que todos aproveitem o Círio na Estação”, disse.
A edição conta com a parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Turismo, da mineradora Vale, do Instituto Cultural Vale, do projeto Vale Música Belém, Projeto Planeta Liz, Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e Diretoria da Festa de Nazaré.
Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
Para o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto destacou que o evento valoriza os talentos locais, sobretudo neste momento onde muitas pessoas vêm de fora para prestigiar o Círio. “Outubro é um mês especial para o paraense, e para nós também. É Círio de Nazaré mais uma vez em Belém. Teremos o ‘Círio na Estação’, uma programação especial que valoriza os nossos talentos locais, levando música para todos os públicos neste espaço emblemático e tão importante para o turismo na capital paraense”.
Símbolo
A corda, importante símbolo do Círio, chegou à Estação no dia 28 de setembro, sendo recebido com aplausos e muita emoção. Os 400 metros da corda que estará no Círio 2024 ficarão expostos no Armazém 1 até as 15h do dia 12 de outubro, véspera da grande romaria.
Fotografia
De 7 a 31 de outubro, o corredor do Armazém 2 receberá novamente a exposição fotográfica da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, neste ano com a temática “50 anos, uma história contada com o olhar da fé”. As fotografias perpetuam a emoção e o trabalho dos voluntários da Guarda.
Pôr do Som e brincadeira
Na orla, entre os Armazéns 1 e 2, será montado um palco para divulgar a cultura e os artistas paraenses. Essa programação iniciará no próximo dia 10 (quinta-feira), a partir das 18h, com duas edições especiais do Projeto Pôr do Som, com os grupos Ayrakyrã e Frutos do Pará, e a Banda Batidão do Melody.
No dia 11 (sexta-feira), às 18h, na orla do Armazém 3, ocorrerá o Projeto Planeta Liz, voltado para as crianças. No palco principal, a partir das 19h, será a vez dos grupos Parananim e BFAM, atrações do “Pôr do Som” especial.
Vale Música
Na manhã de sábado (12), durante o Círio Fluvial, o palco receberá 50 músicos da banda sinfônica do Projeto Vale Música Belém, que apresentarão cânticos marianos, como “Lírio Mimoso”, de autoria de Euclides Farias; “Templo Vivo”, de Diego Fernandes, e “Hallelujah”, de Leonard Cohen. Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, há 20 anos o “Vale Música Belém” ocorre em parceria entre o Instituto Cultural Vale com a Fundação Amazônica de Música (FAM), via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Cortejo
Após o Círio, no domingo (13), a Estação continuará em clima de festa, com o tradicional cortejo do Boi Veludinho, às 17h, seguido de oficinas infantis em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no sábado (12). A programação musical será encerrada pelo Grupo Irreverência, que subirá ao palco às 19h.
Confira a programação cultural
28/09 a 12/10 – Exposição da Corda do Círio de Nazaré – Armazém 1
07 a 31/10 – Exposição fotográfica da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré – “50 anos, uma história contada com o olhar da fé ” – Armazém 2. Abertura às 18h do dia 7 (segunda-feira).
10/10 (quinta-feira) – na orla entre os Armazéns 1 e 2
18h às 19h – Pôr do Som Especial – Grupo Ayrakyrã
19h30 às 21h – Pôr do Som Especial – Frutos do Pará
21h30 às 23h – Banda Batidão do Melody
11/10 (sexta-feira)
18h às 19h – Planeta Liz no Círio de Nazaré – Show de Liah Soares – orla do Armazém 3
19h às 20h – Pôr do Som Especial – Grupo Parananim – orla entre os Armazéns 1 e 2
20h30 às 22h – Pôr do Som Especial – BFAM – orla entre os Armazéns 1 e 2
12/10 (sábado)
9h – Banda Sinfônica do Projeto Vale Música Belém – orla entre os Armazéns 1 e 2
13/10 (domingo) – orla entre os Armazéns 1 e 2
17h às 18h – Cortejo do Boi Veludinho
17h às 19h – Animação e oficinas infantis
19h às 21h – Grupo Irreverência