Comunidade realiza Festividade da Divina Providência
Publicado em 08/11/2023
A devoção à Nossa Senhora da Divina Providência teve início no século XVI com o fundador da ordem dos Barnabitas, Santo Antônio Maria Zaccaria. Ele acreditava que a Virgem Maria desempenhava um papel crucial na orientação e proteção da ordem, e essa devoção cresceu ao longo dos anos, tornando-se uma parte fundamental da espiritualidade dos Barnabitas. Nossa Senhora da Divina Providência é vista como a Mãe que cuida e providencia para seus filhos em suas necessidades espirituais e materiais.
O tema deste ano é “Com Maria Fazei Tudo Que Jesus Vos Disser”, que faz alusão ao primeiro milagre de Jesus no casamento em Canaã da Galileia, uma das histórias mais conhecidas da bíblia. Conta o livro que o vinho havia acabado e Maria, acreditando que era chegada a hora de seu filho realizar um milagre, disse aos empregados para fazerem tudo o que Jesus vos dissesse. Assim, eles encheram talhas de água, as quais Jesus transformou em vinho para servir aos convidados. Maria, com o olhar atento de Mãe, tem um papel fundamental na exaltação de Jesus.
A Festividade homenageia então Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Mãe da Divina Providência, de 16 a 19 de novembro, na Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, que integra a Paróquia de Nazaré, acontece a Festividade de Nossa Senhora da Divina Providência.
No período da Festividade, que é realizada anualmente pela Comunidade, haverá novenas, missas em ação de graças, apresentação de corais e shows beneficentes.
A Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria foi fundada em 1979 e localiza-se na Rua Boaventura da Silva, nº 1796, esquina com a Travessa 9 de Janeiro. Tem a participação ativa de mais de 250 integrantes e atualmente conta com diversas pastorais (como a pastoral da gestante, da caridade e da criança) que prestam auxílio, atendimento à saúde, evangelização e alimentação a famílias carentes, crianças, gestantes, pessoas vivendo em situação de rua e usuários de drogas.
A coordenação da Festividade é do casal Max e Lilia Britto, integrantes ativos da comunidade e responsáveis também por alguns dos projetos assistenciais da Igreja. Os projetos realizados pela Comunidade têm sido muito importantes para devolver dignidade às pessoas necessitadas por meio de cursos, capacitações, distribuição de alimentos e evangelização, dando-lhes novas perspectivas de vida.