Convenções movimentarão cenário político em Belém
Publicado em 30/07/2024
Termina em 5 de agosto, próxima segunda-feira, o prazo dado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, momento em que partidos políticos e federações deliberam sobre coligações, escolhem e anunciam os nomes que disputarão as Eleições Municipais 2024, cujo primeiro turno de votação está marcado para o dia 6 de outubro.
Depois disso, os registros de candidatura junto aos tribunais regionais eleitorais têm de ser requeridos até o dia 15 de agosto. Em Belém, só esta semana há sete eventos marcados, e mais um último para ser realizado na data limite. A programação para anunciar os nomes que concorrerão aos cargos de prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereador(a) pode ser feita de forma presencial, virtual ou híbrida.
Leia mais:
Mudança do local de votação pode ser solicitada até dia 22Venezuelanos manifestam desejo de mudança com eleições
Para concorrer à vaga de prefeito em um município, a idade mínima é de 21 anos, completados até o dia da posse. Já para o cargo de vereador, o(a) pré-candidato(a) precisa ter 18 anos, feitos até a data do pedido de registro de candidatura.
Nesta terça-feira, 30 de julho, às 19h, o partido Novo oficializa o nome do professor Ítalo Abati para a prefeitura municipal em evento no Centro de Evangelização de Fátima (Cefat), no bairro do Marco, e de seu vice, o também professor e arquiteto Acilon Batista.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Já o Republicanos definiu para o dia 1° de agosto, quinta-feira, a data de sua convenção municipal, quando será oficializada a candidatura do deputado estadual Thiago Araújo à prefeitura de Belém e dos 40 candidatos a vereador da legenda. A reunião ocorrerá no Espaço Náutico Marine Club, no bairro do Guamá, a partir das 18h. À ocasião, os partidos Agir, Avante, Democracia Cristã e PMB também farão suas convenções, e outros partidos ainda estão em conversação para fazer parte da coligação. O nome do candidato a vice pela chapa ainda não foi anunciado.
Neste mesmo dia o Podemos vai oficializar o nome do radialista Jefferson Lima como candidato a prefeito, a partir das 18h, na Sociedade Beneficente Clube Alegria, no bairro da Pedreira.
A sigla Unidade Popular (UP) anuncia no dia 2, sexta-feira, Raquel Brício candidata a prefeita e Gal Leite a vice, em evento marcado para começar às 17h no Sindicato dos Urbanitários, no bairro do Marco. No mesmo dia o PSTU formaliza, a partir das 18h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, em São Brás, o nome de Wellingta Macêdo como candidata à prefeitura da capital, o do farmacêutico Airton Moraes para vice-prefeito e dois candidatos a vereador – Seu Alex, que é o operário da construção civil, e a professora aposentada Socorro Gomes. O partido não vai se coligar.
No dia 3 de agosto, dois dias antes do fim do prazo, serão duas convenções: a do PSOL, com o atual prefeito Edmilson Rodrigues para concorrer à reeleição em coligação com a Rede, o PT, o PDT, o PV e o PCdoB em evento no Marine Club marcado para às 16h; e na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, será o local da convenção do MDB para lançar o deputado estadual Igor Normando como candidato à prefeitura da capital paraense, em coligação com pelo menos sete siglas já confirmadas – PSDB/Cidadania, União Brasil, PRD, PMN, Progressistas, PSB e PSD. Nos dois casos ainda não se sabe quem serão os candidatos a vice.
O delegado federal Everaldo Eguchi, do PRTB, será o último nome confirmado em convenção marcada para o dia 5 de agosto, a partir das 19h, na sede do Império Pedreirense, no bairro da Pedreira. Ele será candidato a prefeito pelo partido e no dia deve revelar quem será seu ou sua vice.
Até o momento só o PL Belém já realizou sua convenção, no último dia 24, quarta-feira, também na Sociedade Beneficente Clube Alegria. O deputado federal Éder Mauro concorrerá a prefeito e Tatiane Coelho – esposa do deputado estadual Rogério Barra, filho de Mauro e, portanto, nora do candidato à gestão da capital paraense -, será a vice. O Partido Liberal terá ainda 36 candidatos a vereador.