Cresce a venda de carros elétricos no Estado do Pará

Publicado em 26/05/2024

O Pará lidera o ranking na Região Norte de venda de veículos leves eletrificados, com 961 unidades no período de janeiro a dezembro de 2023, ficando na 16ª posição no ranking nacional. O Amazonas, segundo estado melhor ranqueado nas vendas na região comercializou 841 unidades, ficando na 20ª colocação nacionalmente. Até o final do mês de abril deste ano, Belém já havia emplacado cerca de 300 carros e a tendência é crescer ainda mais. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Carlos Roberto da Silveira, diretor de Marca GWM Revemar para a Região Norte, diz que o mercado para carros eletrificados teve uma curva ascendente de um ano para cá. Ele lembra que a marca vendeu seu primeiro carro elétrico no Brasil em abril de 2023. “De lá para cá a curva é exponencial e o mercado só cresce, amadurece e amplia sua estrutura no mercado brasileiro, superando todas as expectativas”, conta.

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No mercado paraense ainda predominam os modelos híbridos (80% das vendas) mas Carlos diz que à medida que se amplia a estrutura dos pontos de carregamento nas cidades e estradas, a tendência é que o segmento 100% elétrico cresça mais. Ele diz que um carro elétrico é carregado poucas vezes durante o mês e isso pode ser feito em casa à noite, numa tomada simples de 220 volts com 20 amperes e um aterramento de 2 metros.

“Como o perfil dos clientes é na sua esmagadora maioria urbano, com os carros rodando quase que exclusivamente nas cidades, a quilometragem é baixa e o carregamento é de, no máximo duas vezes por mês, dependendo do perfil de utilização. Essa programação de carregamento pode ser programada sem qualquer problema nos postos que já existem na cidade”, garante.

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Num carro da GWM, segundo o diretor, por exemplo, a carga completa num carro 100% elétrico custa algo em torno de R$ 50,00 para rodar entre 300 a 400 quilômetros. No caso dos híbridos existem os modelos “plug in” com o carregamento externo e também feito pelo próprio motor à combustão do carro; e os que dependem apenas de carregamento externo. “Hoje nossos clientes paraenses estão trocando seu carro à combustão, que não é o de maior utilização no dia a dia, por modelos híbridos. Já o segundo carro da família, de utilização mais urbana, é trocado por um 100% elétrico”.

O perfil médio de um cliente numa cidade como Belém é de rodar, em média, 50 quilômetros por dia. “Numa conta simples, se esse for o consumo e o carro exige carga a cada 300/350 quilômetros, o carregamento é feito apenas uma vez por semana. E isso pode ser feito à noite em casa, enquanto você dorme!”, assegura o dirigente.



Na GWM 20% das vendas são do modelo ORA 03, que é 100% elétrico, nas versões Skin e GT. Mas os carros de entrada da marca são mesmo as SUVs híbridas Haval nas versões HEV, PHEV e GT. “A fábrica da GWM fatura direto para o cliente e o sistema de financiamento é como qualquer outro. Também recebemos o carro usado como parte do pagamento, podendo ser elétrico ou à combustão”, destaca.

Carlos Silveira também esclarece outro temor comum de quem deseja trocar seu carro convencional por um elétrico: a revenda ou troca. “Diferente de uma bateria de celular, as baterias de carros eletrificados não viciam: se você estiver com 50% e quiser completar os 50%, pode completar. Isso não vai afetar a betaria de nenhuma forma. A tecnologia é totalmente diferente”, assegura.

CUSTOS

Em entrevista ao DIÁRIO, Ricardo Bastos, presidente da ABVE diz que há inúmeros benefícios em ter um carro elétrico, como o fato de ser menos poluente, silencioso e consumir energia de maneira mais eficiente, sem falar nos custos de abastecimento e manutenção. “Além disso tudo, a alta tecnologia desses modelos também contribuiu para conquistar milhares de consumidores brasileiros. Essa tendência se confirma ano após ano, mesmo diante do aumento do Imposto de Importação para veículos elétricos e híbridos, anunciado pelo governo federal em janeiro”, ressalta.

De acordo com a série histórica da ABVE, considerando o período de 2012 a março de 2024, o total de veículos eletrificados rodando no Brasil é de 256.521 unidades. Esse número representa 0,61% da frota total. “Estimamos que o Brasil terá cerca de 1 milhão de carros elétricos e híbridos em circulação até 2030”, prevê.



“Vale lembrar que os carros elétricos conquistaram uma fatia próxima de 1% do total de vendas de carros no Brasil em 2023, ano em que as vendas no Brasil chegaram a 93.927 unidades, batendo todos os recordes da série histórica da ABVE. Em 2024, nossa projeção é atingir um total de 150 mil veículos eletrificados, o que representará um crescimento de 60% sobre o desempenho obtido no ano passado”, calcula Ricardo.

Ele ressalta que mercado de revenda ainda é novo, mas algumas questões, assim como com os veículos a combustão, devem ser consideradas. A periodicidade das manutenções e revisões realizadas, e o estado de conservação do veículo irão influenciar diretamente no valor de revenda. “Considerando que a maioria das montadoras oferece de 8 a 10 anos de garantia na bateria, o comprador que busca no mercado um veículo elétrico usado, ainda terá o benefício da garantia da bateria, o que contribui para a valorização”, detalha.

PARA ENTENDER
O que é um carro elétrico?

O carro elétrico é um veículo automóvel movido por um motor elétrico usando energia armazenada em baterias recarregáveis.

Como funciona um carro elétrico?

O carro elétrico funciona utilizando a eletricidade como forma de combustível. Isso é viabilizado por meio de uma bateria recarregável, que armazena a energia. Um inversor converte a corrente elétrica contínua em alternada, que é levada ao motor de indução. Dessa forma, a eletricidade aciona o motor elétrico para carros, fazendo com que as rodas girem e o carro elétrico se movimente.

Quais os tipos de motor elétrico para carros?

Híbrido (HEV);Híbrido plug in (PHEV);À bateria (BEV);À célula de combustível (FCEV).

Qual a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Os carros elétricos utilizam apenas a energia elétrica como forma de propulsão, enquanto os híbridos possuem tanto um motor a combustão, quanto um elétrico. Um carro híbrido pode utilizar o motor elétrico para carros como auxiliar ou carregar a bateria com o motor a combustão.


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