Cristo Rei: falta de manutenção provocou queda de sacadas
Publicado em 20/07/2023
A análise dos peritos criminais do Núcleo de Engenharia Aplicada (NEA), da Polícia Científica do Pará, afirmaram que o desabamento das 13 sacadas do edifício Cristo Rei aconteceu por causa das falhas na construção e falta de manutenção na estrutura residencial.
As informações foram fornecidas nesta quinta-feira (20) pela Polícia Científica do Pará e estão disponíveis no laudo técnico entregue para a Polícia Civil. Nesse documento, foi revelada uma combinação de falhas, originadas inicialmente por falhas na construção das sacadas.
Vídeo: incidente no Manoel Pinto assusta moradores em Belém
Veja fotos e vídeos do desabamento de sacadas no Cristo Rei
“Nossa análise apontou como causas para o desabamento das 13 sacadas do Edifício Cristo Rei, as falhas de execução de obra, os chamados ‘vícios construtivos’. Somadas às falhas de manutenção preventiva, foram determinantes para o desabamento das sacadas”, explicou o engenheiro e perito criminal José Alberto Sá.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Falta de manutenção
Os “vícios construtivos”, como apontado pelo perito, criaram esforços de cargas excedentes para a estrutura das sacadas, gerando fissuras e trincas para a laje de concreto armado de todas as sacadas do edifício. O tempo passou e corrosões nas armaduras de aço foram surgindo.
José Alberto Sá enfatizou também que a falta de intervenções preventivas e reparos necessários provocaram um processo de corrosão crítico nas ferragens. “Essa situação acabou culminando na queda da sacada da cobertura, que estava mais exposta às intempéries, e de todas as demais sacadas abaixo dela, por um efeito dominó de cargas acidentais”.
Sacadas remanescentes
A perícia incluiu também uma análise das sacadas dos outros apartamentos que fazem parte do edifício Cristo Rei. Os peritos apontaram problemas análogos, o que significa que possuem os mesmos riscos de desabamento.
“Essa análise está em consonância com a feita pelo Corpo de Bombeiros, que fizeram um trabalho integrado com a Polícia Científica do Pará, em que apontamos a necessidade de reforço estrutural ou até mesmo a demolição dessas sacadas que restaram”, conclui o perito.
Com o laudo técnico em mãos, a Polícia Civil dará seguimento às investimento e determinar eventuais responsabilidades civis e criminais relacionadas ao ocorrido.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Queda das sacadas
As 13 sacadas do edifício Cristo Rei desabaram em 13 de maio desse ano. O prédio está localizado na rua dos Mundurucus, entre Generalíssimo e Quintino, em Belém. Ninguém ficou ferido, apenas danos materiais foram registrados.
Dois meses depois do desabamento, moradores continuam impossibilitados de retornarem aos seus apartamentos, já que o prédio precisou ser interditado até que o laudo apontando as causas do incidente fosse finalizado e disponibilizado às autoridades solicitantes.