Dia do Autismo: veja os benefícios da terapia e ações da Secretaria de Inclusão de Belém

Publicado em 02/04/2025

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo ocorre anualmente em 2 de abril. A data estabelecida em 2007 pela ONU tem por objetivo difundir informações sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas. O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, déficits na comunicação e na interação social.

A terapia ocupacional tem um papel importante para promover mais independência em pessoas autistas. De acordo com a terapeuta ocupacional do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (NATEA), Paloma Mendes, a terapia ocupacional pode ajudar as pessoas autistas a desenvolver habilidades não apenas cotidianas, como escovar os dentes ou outras atividades de autocuidado, mas também nas de engajamento com participação social, como inserção no mercado de trabalho e empenho no contexto escolar.

“Em todas as áreas da vida humana, a terapia ocupacional pode contribuir com essa pessoa. A gente prevê e tem como objeto de intervenção a funcionalidade dessa pessoa nos seus contextos ocupacionais”. De acordo com Mendes, a terapia ocupacional utiliza estratégias técnicas, protocolos padronizados, instrumentos de avaliação e intervenção para um acompanhamento seguro e efetivo.

Conteúdos relacionados:

Os terapeutas ocupacionais com expertise nessa área do autismo utilizam documentos orientadores. “Esse documento orientador fala que há 28 práticas com evidências científicas que o profissional pode estar atuando, como análise do comportamento aplicada, integração sensorial diária, dicas visuais, comunicação alternativa e ampliada. Então, são várias estratégias técnicas e estudos que a gente utiliza para desenvolver as habilidades da pessoa”.

Entre as estratégias e técnicas ressalta-se a terapia de integração sensorial, uma vez que mais de 70% das pessoas autistas apresentam algumas dificuldades sensoriais, como com o barulho. “O terapeuta ocupacional através dessa metodologia, dessa abordagem, que é a integração sensorial, contribui em um ambiente seguro simulando desafios na medida certa, fazendo com que a pessoa com autismo possa se habituar a essas sensações da melhor forma”.

Criada em janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac) de Belém tem a proposta de abranger pautas diversas e transversais. A titular da pasta, Nay Barbalho, explica que a secretaria é um grande avanço, em especial nas demandas das pessoas com deficiência (PcD).

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“A Semiac vai contemplar várias ações e servirá como ponto de apoio para diferentes demandas, promovendo a unificação de direitos e políticas públicas intersetoriais para promover saúde, educação, cultura e empregabilidade”.

Entre os destaques feitos pela titular da Semiac está a reestruturação da Casa Recriar, no distrito de Mosqueiro, espaço de reabilitação criado com o objetivo de aprimorar o atendimento e o monitoramento do cuidado às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Belém. Além da iniciativa, a secretária também destacou que uma das propostas da pasta é a organização e padronização de protocolos e fluxos de atendimento e serviços, como parte das iniciativas da secretaria sobre saúde e inclusão.

Além destas ações, a pasta também vem desempenhando importante papel por meio de ações sociais voltadas para as pessoas com deficiência e a elaboração do programa de empregabilidade PcD. Nesta semana, será realizada no dia 6 (domingo), a partir das 8h, uma ação de saúde e cidadania juntamente com a Defensoria Pública, na Praça Batista Campos, com o objetivo de promover os direitos e acesso a serviços públicos, aproveitando o mês de conscientização do autismo.

Dia

Mãe e ativista da causa, Nay Barbalho faz questão de destacar a relevância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo por entender que importantes avanços foram feitos para as pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas que a desinformação sobre o assunto conduz a preconceitos, “o que é uma consequência muito grande para a elaboração de políticas públicas de qualidade voltadas para a pessoas com autismo”.

A titular da Semiac explica que todos os meses são importantes para as demandas que existem para as pessoas autistas e que abril contribui para a conscientização e divulgação de informações, promovendo, desta forma, maior entendimento das pessoas sobre o tema.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00